Maior iceberg do mundo se desprende na Antártida

Um iceberg enorme se desprendeu do lado oeste da plataforma de gelo de Filchner-Ronne, no Mar de Weddell, na Antártida.

O maior iceberg do mundo (ESA)

O maior iceberg do mundo se desprendeu na Antártida nos últimos poucos dias, uma gigante peça de gelo flutuante que é cerca de 80 vezes o tamanho de Manhattan.

Publicidade

O iceberg se desprendeu do lado oeste da plataforma de gelo de Filchner-Ronne no Mar de Weddell, disse a Agência Espacial Europeia (ESA) na quarta-feira (19).

Medindo cerca de 170Km de comprimento e 25Km de largura, o iceberg tem o formato de uma enorme tábua de passar roupa. Isso o torna ligeiramente maior do que a ilha espanhola de Majorca, disse a ESA.

O iceberg calving (criação de icebergs) faz parte do ciclo natural, com grandes pedaços de gelo se desprendendo de plataformas em intervalos regulares.

Cientistas não estão atribuindo esse desprendimento à mudança climática e, ao invés disso, acreditam que faz parte do ciclo natural de criação de icebergs na região.

Uma vez que derrete, o novo iceberg não levará a um aumento no nível do mar, visto que ele era parte de uma plataforma de gelo flutuante – como um cubo de gelo derretendo, que não aumenta o nível da bebida no seu copo.

Isso torna os icebergs diferentes de geleiras ou camadas de gelo, que são encontrados em terra, e os quais sim aumentam os níveis do mar globais quando eles se quebram, caem no oceano e derretem.

A ESA disse que o iceberg foi visto pela primeira vez por Keith Makinson, uma oceanógrafa da British Antarctic Survey na semana passada e confirmado pelo Centro Nacional de Gelo dos EUA usando imagens do Copernicus Sentinel-1 da ESA.

Fonte: CNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Dentistas também colaboram na vacinação

Publicado em 20 de maio de 2021, em Sociedade

Para agilização da inoculação, duas cidades, de Shizuoka e Kanagawa, pediram a colaboração dos odontólogos.

Imagem ilustrativa (PM)

Na quarta-feira (19) o prefeito da cidade de Fujieda (Shizuoka) informou que contará com odontólogos para agilizar a inoculação contra o novo coronavírus. 

Publicidade

Eles deverão ser incluídos na equipe a partir de junho, no centro de vacinação em massa. 

Essa não é a primeira cidade do Japão a contar com a colaboração dos dentistas. A iniciativa pioneira foi da cidade de Yamato (Kanagawa), na falta de médicos e enfermeiros, na terça-feira (18). 

Fonte: Daiichi TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!