Descobertas sobre HIV no Congo ‘oferecem esperança para cura’

Publicado em 3 de março de 2021, em Notícias do Mundo

Estudo descobriu que cerca de 4% de portadores do HIV na República Democrática do Congo eram capazes de suprimir o vírus.

Neste Artigo:
&nbspDescobertas sobre HIV no Congo ‘oferecem esperança para cura’
Especialista fazendo teste de HIV (ilustrativa/banco de imagens)

A descoberta de um grande grupo de pessoas cujos corpos controlam naturalmente o HIV sem tomar medicação está levando a esperanças de uma eventual cura, dizem cientistas.

Publicidade

O estudo descobriu que cerca de 4% de portadores do HIV na República Democrática do Congo eram capazes de suprimir o vírus. Tipicamente, menos de 1% das pessoas com HIV conseguem fazer isso.

Isso poderia servir como trampolim para pesquisa adicional a fim de desenvolver uma vacina ou novos tratamentos para combater o vírus que causa a AIDS, disseram pesquisadores.

As descobertas, publicadas no eBioMedicine que faz parte da família Lancet de jornais na área médica, examinaram amostras coletadas entre 1987 e 2019 de pessoas que convivem com o HIV.

A equipe incluiu cientistas da farmacêutica Abbott, Université Protestante au Congo, Johns Hopkins, Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA e Universidade de Missouri – Cidade do Kansas.

Atualmente, a maioria das pessoas que convive com o HIV tomam medicamentos antirretrovirais diariamente para suprimir o vírus e reduzir sua carga viral.

Ainda não se sabe como os chamados “controladores de elite” descobertos no Congo são capazes de suprimir suas infecções por HIV.

O HIV tomou atenção global nos anos 1980. Ele infectou 76 milhões de pessoas desde então e 38 milhões convivem com o vírus, segundo a Abbott.

Acredita-se que ele tenha se originado no que é agora a República Democrática do Congo há um século, e hoje o HIV afeta desproporcionalmente mulheres na África subsariana.

Fonte: BBC


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão
ISA - Empregos no Japão