Descobertas sobre HIV no Congo ‘oferecem esperança para cura’

Estudo descobriu que cerca de 4% de portadores do HIV na República Democrática do Congo eram capazes de suprimir o vírus.

Especialista fazendo teste de HIV (ilustrativa/banco de imagens)

A descoberta de um grande grupo de pessoas cujos corpos controlam naturalmente o HIV sem tomar medicação está levando a esperanças de uma eventual cura, dizem cientistas.

Publicidade

O estudo descobriu que cerca de 4% de portadores do HIV na República Democrática do Congo eram capazes de suprimir o vírus. Tipicamente, menos de 1% das pessoas com HIV conseguem fazer isso.

Isso poderia servir como trampolim para pesquisa adicional a fim de desenvolver uma vacina ou novos tratamentos para combater o vírus que causa a AIDS, disseram pesquisadores.

As descobertas, publicadas no eBioMedicine que faz parte da família Lancet de jornais na área médica, examinaram amostras coletadas entre 1987 e 2019 de pessoas que convivem com o HIV.

A equipe incluiu cientistas da farmacêutica Abbott, Université Protestante au Congo, Johns Hopkins, Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA e Universidade de Missouri – Cidade do Kansas.

Atualmente, a maioria das pessoas que convive com o HIV tomam medicamentos antirretrovirais diariamente para suprimir o vírus e reduzir sua carga viral.

Ainda não se sabe como os chamados “controladores de elite” descobertos no Congo são capazes de suprimir suas infecções por HIV.

O HIV tomou atenção global nos anos 1980. Ele infectou 76 milhões de pessoas desde então e 38 milhões convivem com o vírus, segundo a Abbott.

Acredita-se que ele tenha se originado no que é agora a República Democrática do Congo há um século, e hoje o HIV afeta desproporcionalmente mulheres na África subsariana.

Fonte: BBC

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Panasonic desenvolveu cooler box para manter -70ºC por mais de 2 semanas

Publicado em 3 de março de 2021, em Lançamentos

A caixa frigorífica a menos de -70ºC, wireless, para manter as vacinas contra o novo coronavírus, é inédita no mundo.

Cooler box wireless da Panasonic (divulgação)

Na terça-feira (2) a Panasonic divulgou para a imprensa que desenvolveu um cooler box, wireless, para ser usado para transportar e armazenar as vacinas contra o novo coronavírus. 

Publicidade

O criativo e inovador invento batizado de Vixell pode manter a temperatura abaixo de -70ºC por mais de 2 semanas.

2 tamanhos do cooler box da Panasonic (NHK)

Existem dois tipos de caixas frigoríficas desenvolvidas pela Panasonic, uma com capacidade para 26 litros e outra com capacidade para 8 litros.

Utilizando o know-how que promoveu a economia de energia dos refrigeradores, a capacidade de resfriamento foi aumentada e a do tipo 26 litros pode manter uma temperatura de 70 graus negativos ou menos por até 18 dias.

O cooler box possui um sensor embutido que permite verificar se está avariado antes de usá-lo e, se instalar um outro sensor, poderá medir com precisão a temperatura mesmo durante o uso.

A fabricante japonesa começou a disponibilizá-las para aluguel desde a data do anúncio. Pretende ser útil para as instituições médico-hospitalares para manter as vacinas em segurança. Isso evitará perdas como já ocorreu com 172 frascos ou mil doses.

Parte interna do Vixell (NHK)

Fontes: NHK e divulgação

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!