Smartphones e consoles podem ficar mais caros com a crise de chips 

Preços poderiam aumentar devido à escassez de microchips causada por uma ‘perfeita tempestade’ de demanda causada pela pandemia.

Iphone 12 (banco de imagens)

Preços de aparelhos populares como Playstations e iPhones poderiam aumentar devido à escassez de microchips causada por uma “perfeita tempestade” de demanda causada pelo coronavírus, interrupções nas redes de fornecimento e guerra comercial, alertam especialistas.

Publicidade

Compondo a crise estão as tensões entre EUA e China – a Huawei estocou semicondutores no ano passado antes de sanções americanas, destinadas a excluir a gigante tecnológica chinesa das fabricantes de chips globais, terem entrado em vigor, acrescentando mais pressão aos fornecedores.

O aperto no mercado foi destacado quando montadoras, desfrutando de uma aceleração nas vendas, tentaram obter semicondutores especiais, e descobriram que as fabricantes haviam dado prioridade aos produtos eletrônicos e não poderiam atender aos pedidos.

“Qualquer coisa com um chip é afetada – carros, smartphones, consoles de games, tablets, notebooks. Aparelhos eletrônicos estarão com fornecimento escasso ou mais caros por todo o ano de 2021”, disse Neil Mawston, diretor executivo da consultoria Strategy Analytics, ao AFP.

Vendas de certos modelos de iPhone estariam limitadas porque determinados componentes não estavam disponíveis.

O lançamento de tecnologia 5G somou pressão por causa da necessidade por incontáveis chips para construir uma nova geração de smartphones, infraestrutura wireless e outros equipamentos, disse a GlobalFoundries, uma fabricante de chips dos EUA com fábricas em Singapura.

A falta de chips também poderia atrasar produção de cerca de 1 milhão de veículos no primeiro semestre deste ano, de acordo com a firma de pesquisa de mercado IHS Markit, embora analistas também tenham dito que é muito cedo para avaliar o impacto sobre outras indústrias.

A escassez deve abrandar no fim deste ano com o desenrolar das vacinas – permitindo que fábricas trabalhem em capacidade total sem distanciamento social entre trabalhadores – e novas plantas comecem a operar.

Fonte: Japan Today

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Montadora chinesa começará a vender no Japão

Publicado em 19 de fevereiro de 2021, em Economia

Montadora chinesa chega ao Japão e começará a vender seus modelos ainda neste mês.

Imagem: Kuruma News

A marca chinesa de carros de luxo Hongqi, da montadora FAW Car Company, chegou ao Japão neste mês. A montadora é muito querida entre os chineses e está sendo alvo de discussões pelos entusiasts.

Publicidade

“A Hongqi era exclusiva a Mao Tse-tung. A partir dos anos 50, o carro começou a ser produzido para ser utilizado pelas pessoas influentes do Partido Comunista da China. Há uns 10 anos, começou a ser vendida para as pessoas comuns. É muito popular entre empresários com um espírito patriota”, comenta Hiroto Kato, pesquisador de carros chineses.

A série H9 será importada pelo Japão. O modelo se assemelha ao Lexus LS, segundo Kato.

Os carros são vendidos entre 310 mil yuan (cerca de ¥4,96 milhões) e 540 mil yuan (cerca de ¥8,64 milhões). Com as taxas de importação e impostos, o preço deve aumentar em centenas de milhares de ienes.

A Hongqi começará a ser vendida também no Oriente Médio e na Coreia do Sul.

Fonte: ANN e Yahoo

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!