Tratado sobre Proibição de Armas Nucleares entra em vigor no mundo

Potências nucleares incluindo Estados Unidos e Rússia não se juntaram ao tratado, e nem o Japão, que se mantém sob o ‘guarda-chuva nuclear’ dos EUA.

Genbaku Dome em Hiroshima (banco de imagens)

O Tratado sobre Proibição de Armas Nucleares, o primeiro acordo internacional do mundo a proibir compreensivamente o desenvolvimento, posse e uso de arma nucleares, começou a entrar em vigor no globo em 22 de janeiro, iniciando na nação Pacífica de Samoa, no primeiro fuso horário do mundo.

Publicidade

A atenção agora muda se o tratado levará ao desarmamento nuclear. Potências nucleares incluindo EUA, Rússia, Reino Unido, França e China não se juntaram ao tratado, e nem o Japão, que se mantém sob o “guarda-chuva nuclear” dos Estados Unidos.

Nações que não são signatárias do tratado não são legalmente obrigadas a acatá-lo.

O tratado foi adotado em julho de 2017 com a aprovação de 122 países e regiões. Sua ratificação pelo 50º país em 24 de outubro de 2020 deve entrar em vigor à meia-noite de 22 de janeiro em cada nação signatária.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

União Europeia manterá fronteiras internas abertas

Publicado em 22 de janeiro de 2021, em Notícias do Mundo

A decisão é para garantir o funcionamento do mercado único, incluindo o fluxo de produtos e viagens por pessoas, como profissionais da saúde.

Passageiros no Aeroporto Fiumicino, na Itália, formam fila com distanciamento social (ilustrativa/banco de imagens)

Líderes da União Europeia (UE) concordaram em manter as fronteiras abertas, apesar da propagação do coronavírus, mas também confirmaram que viagens não essenciais dentro do bloco deveriam ser fortemente desencorajadas.

Publicidade

Os líderes realizaram uma cúpula em vídeo na quinta-feira (21).

Eles concordaram que países membros não deveriam fechar suas fronteiras, a fim de garantir o funcionamento do mercado único, incluindo o fluxo de produtos e viagens por pessoas, como profissionais da saúde.

Viagens não essenciais deveriam ser limitadas, disseram eles, para prevenir a propagação de infecções que poderiam levar ao fechamento de fronteiras.

Durante o surto de Covid-19 no ano passado, algumas nações da UE fecharam suas fronteiras sem coordenar políticas com outros membros. Isso resultou em interrupções nas entregas de produtos essenciais.

Os líderes também discutiram uma proposta para emitir um certificado de vacina cobrindo a UE para garantir viagem transnacional. O tópico foi deixado para futuras discussões, visto que alguns levantaram preocupações que imunizações ainda estão sendo realizadas na UE e ainda não se sabe por quanto tempo as vacinas continuarão eficazes.

Países membros que dependem do turismo apoiam o certificado proposto, mas outros estão menos entusiasmados com a ideia. O acordo na UE deve continuar até a temporada de turismo na primavera.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!