Escassez global de chips ameaça montadoras

Publicado em 12 de janeiro de 2021, em Notícias do Mundo

Toyota, Volkswagen e outras pisam no freio sobre produção de veículos.

Neste Artigo:
&nbspEscassez global de chips ameaça montadoras
Operários em linha de produção de carros na Malásia (ilustrativa/banco de imagens)

A indústria de automóveis está enfrentando uma escassez severa de semicondutores em meio ao aumento do uso de chips em outros produtos, como smartphones e estações de base de comunicação.

Publicidade

Isso forçou a Volkswagen da Alemanha, assim como fabricantes japonesas como a Honda e a Nissan, a reduzirem produção.

A Toyota decidiu reduzir a produção da pickup Tundra em sua planta no estado do Texas, nos EUA, devido à falta de semicondutores. A companhia não divulgou detalhes sobre a quantidade ou período de tempo em relação ao corte de produção, mas está analisando se a falta de semicondutores afetará outros veículos.

A Nissan cortará produção de seu modelo Note em 5 mil unidades no mês de janeiro, uma redução que pode continuar ao longo de fevereiro.

A Volkswagen já anunciou que cortará produção na China, América do Norte e Europa. Na Alemanha, a companhia também suspendeu produção de seu modelo Golf com início em dezembro e durando até meados de janeiro.

A Honda também decidiu reduzir produção de seu subcompacto Fit em 4 mil unidades neste mês em uma fábrica na província de Mie.

A gestão na Subaru também está cautelosa devido à falta de semicondutores.

Semicondutores se tornaram fundamentais na indústria de automóveis, visto que veículos elétricos (VE) e de direção autônoma ficaram mais populares. De acordo com a KPMG Japan, um VE usa duas vezes o número de semicondutores comparado a um veículo movido a gasolina.

Enquanto a indústria de automóveis está vivenciando uma recuperação na demanda, o coronavírus também levou a um aumento no uso de computadores e smartphones.

Companhias de semicondutores estão enfrentando dificuldades para atender a demanda, visto que pedidos para diferentes tipos de semicondutores estão entrando.

Fabricantes suspenderam grande parte da produção no primeiro semestre de 2020 com a propagação da pandemia. Nesse meio tempo, semicondutores estavam sendo comprados para smartphones e estações de base de comunicação.

A escassez de chips se tornou um novo problema na indústria de automóveis, mas como carros se tornam mais sofisticados, a demanda por semicondutores continuará a aumentar.

Fonte: Asia Nikkei


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão
ISA - Empregos no Japão