Covid-19: cerca de 86% das pessoas com sintomas leves perdem o olfato

Publicado em 11 de janeiro de 2021, em Notícias do Mundo

A anosmia, que é a perda do olfato, e consequentemente do paladar, é sugerida como um sinal antecipado de Covid-19.

Neste Artigo:
&nbspCovid-19: cerca de 86% das pessoas com sintomas leves perdem o olfato
Mulher sentuido o aroma de uma laranja (banco de imagens)

Cerca de 86% das pessoas com casos leves de Covid-19 perdem o olfato e paladar, mas os recuperam dentro de 6 meses, de acordo com um novo estudo com mais de 2,5 mil pacientes de 18 hospitais europeus.

Publicidade

Um caso de Covid-19 é considerado leve se não houve evidência de pneumonia viral ou perda de oxigênio e o paciente conseguiu se recuperar em casa.

O olfato reapareceu após uma média de 18 a 21 dias, descobriu o estudo, mas cerca de 5% das pessoas não haviam recuperado a função olfatória em 6 meses.

A anosmia, que é a perda do olfato, e consequentemente do paladar, é sugerida como um sinal antecipado de Covid-19. Ela pode ocorrer sem qualquer aviso prévio, nem mesmo um nariz entupido.

“A asnomia, em particular, tem sido vista em pacientes que testam positivo para o coronavírus sem outros sintomas”, de acordo com a Academia Americana de Otorrinolaringologia, Cirurgia da Cabeça e Pescoço.

Casos moderados a graves de Covid-19

Comparativamente, o estudo descobriu que somente de 4% a 7% das pessoas com sintomas moderados a graves de Covid-19 perderam o olfato e paladar.

Pessoas com Covid-19 moderada tiveram “sinais clínicos de pneumonia”, disse o estudo, como tosse, febre e dificuldade para respirar. Aqueles com casos graves da doença sofreram desconforto respiratório severo, e eram de mais idade com “hipertensão, diabetes, desordens gástricas, renais, respiratórias, cardíacas, do fígado e neurológicas”.

O estudo, que foi publicado em 4 de janeiro no Journal of Internal Medicine, descobriu uma taxa maior de disfunção olfatória em pacientes mais jovens comparado aos idosos, mas a associação precisa de mais análise, disseram os pesquisadores.

Fonte: CNN


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão
ISA - Empregos no Japão