Apoiadores de Trump invadem Capitólio

Joe Biden chamou o desenvolvimento de um sinal que a democracia americana está sob ameaça.

Manifestantes pró-Trump invadem Capitólio (NHK)

Apoiadores do presidente Donald Trump invadiram o prédio do Capitólio em Washington onde políticos estavam finalizando a vitória do eleito Joe Biden na urna eleitoral. Os procedimentos foram temporariamente suspensos, mas o Congresso foi reconvocado após a ordem ter sido restaurada no prédio.

Publicidade

A multidão passou pela barreira policial e entrou no Capitólio. Depois, invadiram a câmara do Senado,  a Câmara dos Representantes e escritórios de alguns políticos.

A mídia dos EUA divulgou que uma mulher foi baleada e morreu. O chefe da polícia local disse que vários oficiais ficaram feridos.

O prefeito de Washington ordenou um toque de recolher em toda a cidade. A polícia de choque e tropas da guarda Nacional foram enviadas para ajudar a proteger a área.

Biden chamou o desenvolvimento de um sinal que a democracia americana está sob ameaça. “Nossa democracia está sob agressão sem precedentes; ao contrário de qualquer coisa que temos visto nos tempos modernos. Isso deve ser encerrado agora. Peço a essa multidão que recue e permita que o trabalho de democracia avance”, disse.

Trump havia pedido protesto massivo na capital na quarta-feira (6), mas agora ele divulgou uma mensagem em vídeo solicitando à multidão que volte para casa, e repetindo suas afirmações sem base de fraude de votos.

“Sei das dores de vocês. Sei que você estão feridos. Tivemos uma eleição que foi roubada de nós. Foi uma eleição avassaladora, e todos sabem disso, principalmente o outro lado. Mas vocês têm que voltar para casa agora. Temos que ter paz. Temos que ter lei e ordem. Temos que respeitar nossas grandes pessoas em lei e ordem”, disse Trump.

A sessão conjunta do Congresso foi convocada para contar os votos de 538 eleitores escolhidos de cada estado – certificando oficialmente os resultados da eleição de novembro.

Os procedimentos normalmente são concluídos de forma rápida, mas foram suspensos e membros do Congresso foram evacuados do prédio.

A vitória de Biden deve ser finalizada assim que os procedimentos forem retomados, visto que é improvável que o Congresso aprove quaisquer objeções de políticos Republicanos.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Piores resultados em Tóquio, Gunma e Aichi na quinta-feira

Publicado em 7 de janeiro de 2021, em Sociedade

No dia em que o governo declara início do estado de emergência, tanto Tóquio, quanto em outras províncias foram registrados os piores números.

Imagem do CDC via Health Mil.

Pelo segundo dia consecutivo Tóquio confirmou o pior resultado, com 2.447 novos casos de infecção pelo coronavírus, na quinta-feira (7), sendo que a grande maioria é de adultos jovens, na faixa dos 20 aos 40 anos.

Publicidade

Assim, a soma cumulativa da região metropolitana chegou a 68.790 pessoas infectadas, e com 656 vidas perdidas. 

Gunma que fica na vizinhança também teve registro histórico, com confirmação de 83 pessoas, somando 2.635 pessoas infectadas no total. Com um óbito no dia a soma das perdas é de 49.

Outra província que teve recorde de testados positivo é Aichi, com 431 confirmações. É a primeira vez que a província passa de 400. Nagoia também teve número histórico de 177 pessoas infectadas.

A taxa de ocupação dos leitos em Aichi é de 61%, a mais alta comparada com Gifu (56%) e Mie (51%). 

Fontes: Nagoya TV e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!