Proibição da Califórnia sobre carros a gasolina não é boa notícia para montadoras japonesas

Toyota e Subaru enfrentam dificuldades para enquadrar veículos elétricos na estratégia dos EUA.

Carro sendo abastecido em posto de gasolina (ilustrativa/banco de imagens PM)

A decisão da Califórnia em proibir vendas de carros a gasolina em 15 anos apresenta um desafio para montadoras japonesas que detêm cerca de 50% do mercado no estado no oeste dos EUA, mas fica atrás de parceiros europeus em veículos de emissão zero.

Publicidade

O governador Gavin Newson assinou uma ordem executiva na quarta-feira (23) direcionando o Conselho de Fontes Aéreas da Califórnia a esboçar regulamentos exigindo que todos os carros de passageiros vendidos no estado sejam de emissão zero até 2035.

Isso o torna o primeiro estado nos EUA a estabelecer um período específico para o encerramento das vendas de veículos a gasolina.

O mercado de automóveis da Califórnia é o maior nos EUA, com mais de 1,89 milhão de veículos vendidos no ano passado. Com a União Europeia – UE já surgindo com planos similares, essa mudança política é particularmente relevante para montadoras japonesas, as quais juntas venderam metade dos automóveis só no estado do que nos EUA todo.

O estado é altamente influente, tanto nacionalmente como globalmente, quando se fala em elaboração de regulamentos na indústria de automóveis.

Enquanto as regras ambientais nos EUA sejam geralmente estabelecidas pelo governo federal, a Califórnia tem a autoridade de estabelecer regras relacionadas mais rigorosas, as quais outros estados podem escolher seguir.

A eliminação de veículos a gasolina é destinada a “encorajar outros estados a tomar liderança similar e essa nação a prosseguir ousadamente para fazer exatamente o mesmo”, disse Newsom aos repórteres.

A mudança repentina se deparou com objeções de montadoras.

A Aliança para Inovação Automotiva, um grupo da indústria cujos membros incluem grandes empresas americanas, europeias e japonesas, emitiram uma declaração sobre o anúncio de Newsom.

A mudança é particularmente problemática para montadoras que ainda vão oferecer veículos elétricos nos EUA, incluindo muitas companhias japonesas.

Montadoras japonesas

A Subaru planeja lançar um modelo elétrico desenvolvido juntamente com a Toyota. “Regulamentos ambientais levaram a mudanças nos gostos dos consumidores”, disse um executivo da Subaru com preocupação. “É uma grande questão, e estamos dê olho em como a situação avança”.

A Mazda deve oferecer seu primeiro modelo elétrico produzido em massa, o MX-30, na Europa e Japão neste outono, mas ainda precisa decidir se o levará aos EUA.

A Toyota, agora a número 1 no mercado de automóveis da Califórnia, provavelmente será forçada a repensar sobre sua estratégia.

A montadora se concentrou em híbridos na América do Norte, mas as novas regras da Califórnia não os contariam como veículos de emissão zero. Enquanto veículos eletrificados contaram por 11,5% de suas vendas nos EUA, quase todos eram híbridos.

Investidores veem o anúncio de Newsom como um vento contrário para essas companhias. As ações da Subaru caíram 2,95% na quinta-feira (24), as da Mazda afundaram 3,65% e as da Toyota 2,16%.

Fonte: Asia Nikkei

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

12 mortes por afogamento em locais não apropriados para nadar

Publicado em 25 de setembro de 2020, em Sociedade

12 dos 13 casos de morte por afogamento registrados recentemente aconteceram em locais não apropriados para nadar.

Imagem da guarda costeira em operação de resgate em Mihama, em Chiba (Imagem: NHK)

Segundo a Guarda Costeira do Japão, entre 16 de julho e meados de agosto, 13 pessoas morreram por afogamento e 41 foram resgatadas na região de Kanto e na província de Shizuoka.

Publicidade

12 das pessoas que morreram estavam nadando em áreas não apropriadas. Já dentre os feridos, apenas 1 se machucou em praia que foi fechada devido ao novo coronavírus.

As autoridades explicam que, como muitas praias foram fechadas para prevenção do coronavírus, muitas pessoas foram até locais não indicados para nadar, o que refletiu no aumento dos acidentes.

A guarda costeira pede para que todos evitem de nadar em mares onde não há vigilância pelas autoridades.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!