OMS faz alerta de ‘situação muito grave’ de Covid-19 na Europa

Publicado em 18 de setembro de 2020, em Notícias do Mundo

Países em todo o continente vêm abrandando lockdowns e reabrindo suas economias, e agora governos enfrentam dificuldades para evitar futuros surtos.

Neste Artigo:
&nbspOMS faz alerta de ‘situação muito grave’ de Covid-19 na Europa
Turistas de máscara nas ruas de Reims, França, setembro de 2020 (banco de imagens PM)

A Organização Mundial da Saúde – OMS alertou que casos do novo coronavírus estão aumentando de forma alarmante na Europa, enquanto uma “situação muito grave” se desdobra em todo o continente.

Publicidade

Como as infecções por Covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus, aumentam para números recordes, governos europeus estão impondo medidas locais rigorosas e ponderando lockdowns adicionais em uma tentativa de deter uma segunda onda da pandemia.

Contudo, o diretor regional da OMS, Hans Kluge, disse em uma coletiva de imprensa na quinta-feira (17) que o aumento nos casos deveria servir como um alerta sobre o que está por vir.

“Casos semanais agora excederam aqueles reportados quando a pandemia atingiu o pico pela primeira vez na Europa em março”, disse Kluge. “Na semana passada, o cálculo semanal da região excedeu 300 mil pacientes”.

Mais da metade das nações europeias reportaram um aumento de mais de 10% em novos casos nas últimas duas semanas, acrescentou Kluge.

“Na primavera e início de verão conseguimos ver o impacto de medidas de lockdown rigorosas. Nossos esforços, nossos sacrifícios, deram resultado. Os casos de junho chegaram a uma baixa recorde. Os números de setembro, no entanto, deveriam servir como um chamado de alerta para todos nós”, disse ele.

“Embora esses números reflitam mais testes compreensivos, isso também mostra taxas alarmantes de transmissão por toda a região”.

Enquanto tenha havido um aumento nos casos em grupos de faixas etárias mais velhas, de 50 a 79 anos, na primeira semana de setembro, disse Kluge, a maior proporção de novos casos ainda está entre aqueles com idades entre 25 e 49.

Países em todo o continente vêm abrandando lockdowns e reabrindo suas economias, mas agora governos estão enfrentando dificuldades para evitar futuros surtos.

“Essa pandemia tirou muito de nós”, disse Kluge, citando os cerca de 4,9 milhões de casos registrados de Covid-19 na Europa e mais de 226 mil mortes.

“E isso nos conta apenas parte da história”, disse ele. “O impacto em nossa saúde mental, economia, meios de subsistência e sociedade tem sido monumental”.

Fonte: CNN


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Produtos Brasileiros no Japão