Explosão em Beirute: Japão fornecerá 5 milhões de dólares em ajuda ao Líbano

A explosão que atingiu Beirute na noite de 4 de agosto deixou cerca de 190 mortos e aproximadamente 6,5 mil feridos.

Porto de Beirute após explosão massiva. Foto de 6 de agosto de 2020 (banco de imagens PM)

O governo japonês disse nesta sexta-feira (4) que fornecerá US$5 milhões em ajuda de emergência ao Líbano na sequência da massiva explosão em um armazém na capital Beirute no mês passado.

Publicidade

O Japão oferecerá assistência humanitária em áreas incluindo segurança alimentar, abrigo e saúde através do Programa Alimentar Mundial, do Fundo das Nações Unidas para a Infância, do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, disse o Ministério de Relações Exteriores japonês.

A ajuda incluirá fornecimento de equipamento médico e reparos a 13 hospitais e duas instalações de serviços médicos de emergência, dentre outros.

O Japão espera que o governo libanês “implemente reformas administrativa, financeira e judicial de uma maneira veloz e transparente, e atinja crescimento sustentável”, disse.

A explosão que atingiu a área central de Beirute na noite de 4 de agosto deixou cerca de 190 mortos e aproximadamente 6,5 mil feridos, de acordo com a mídia local.

A assistência financeira segue a provisão de Tóquio de artigos de emergência ao Líbano, como cobertores, tendas e tanques de água, anunciada logo após a explosão.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tufão: compreenda a classificação e velocidade dos ventos do tufão

Publicado em 4 de setembro de 2020, em Prevenção

Compreenda o significado da classificação do tufão e de como a tempestade afeta as pessoas, casas e as cidades, para se prevenir.

Exemplo, com imagem do tufão n.º 10 de 2020, considerado violento embora não seja grande no tamanho (Tenki)

Quando um tufão se aproxima os boletins da AMJ-Agência de Meteorologia do Japão informam o tamanho, a classificação e a velocidade máxima da área de tempestade, assim como da estimativa nos locais onde estão sob seu efeito. 

Publicidade

Além de causar chuva – muitas vezes torrencial – a área de tempestade provoca ventania ou vendaval. Dependendo da velocidade das rajadas de vento podem causar danos humanos e materiais. Além disso causa elevação das ondas. Dependendo da altura delas podem inundar a área costeira.

Por isso, sabendo da magnitude desses fenômenos fica mais fácil visualizar os danos e se prevenir antes que seja tarde. 

Uma frase muito usada no Japão, país suscetível a desastres naturais é 自分の身は自分で守る, lê-se jibun no mi wa jibun de mamoru. Na tradução livre, algo como só você pode se proteger

Portanto, quando a AMJ informa que o tufão é classificado como violento ou muito forte, sabe que os danos podem ser incalculáveis. Nesses 2 casos recomenda-se buscar abrigo em local seguro, seja em casa de parentes ou hotel, antes de começar a ventania. 

Em relação ao tamanho, se for grande saiba que a área é imensa, como mostra a imagem abaixo. Dependendo da região por onde o tufão irá se aproximar ou cobrir, pode ser parte, metade ou grande parte do arquipélago. 

Imagem: Weather News

Fique atento à velocidade estimada das rajadas de vento, pois acima de 10 a 15 metros por segundo é arriscado sair de casa ou do edifício. É comum ver nos noticiários algo como “caiu ao sair para…”. 

O tufão de 2018 que devastou Kansai chegou a deslocar a ponte de acesso ao KIX-Aeroporto Internacional de Osaka, por causa do choque da embarcação arrastada pela tempestade violenta.

As construções, postes e infraestrutura de Okinawa são preparadas contra os tufões, mas ainda assim, a cada aterrissagem são muitos os danos na agricultura e materiais, como de veículos tombados, inundações por causa da elevação de ondas e apagões.

Proteja a sua vida!

Fontes: Weather News, Tenki e Bosai 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!