EUA cancelam mais de 1.000 vistos para cidadãos chineses

Publicado em 10 de setembro de 2020, em Notícias do Mundo

Cancelamento de vistos sob uma proclamação presidencial de maio para suspender entrada de estudantes e pesquisadores da China considerados riscos de segurança.

Neste Artigo:
&nbspEUA cancelam mais de 1.000 vistos para cidadãos chineses
Visto americano (ilustrativa/banco de imagens PM)

Os EUA revogaram vistos para mais de mil cidadãos chineses sob uma proclamação presidencial de 29 de maio para suspender entrada de estudantes e pesquisadores do país no leste asiático considerados riscos de segurança, disse uma porta-voz do Departamento de Estado na quarta-feira (9).

Publicidade

O chefe atuante do Departamento de Segurança Interna dos EUA, Chad Wolf, disse antes que Washington estava bloqueando vistos “para certos estudantes universitários e pesquisadores chineses vinculados com estratégia de fusão militar da China para evitar que eles roubem e de outra forma se apropriem de pesquisa confidencial”.

Wolf disse que os EUA também estavam “evitando que produtos de trabalho escravo entrassem nos mercados do país, exigindo que a China respeite a dignidade inerente de cada ser humano”, uma aparente referência a alegados abusos de muçulmanos na região de Xinjiang.

Uma porta-voz do Departamento de Estado disse que a ação do visto estava sendo tomada sob uma proclamação do presidente Donald Trump em 29 de maio como parte da resposta dos EUA para as limitações da China sobre a democracia em Hong Kong.

Cerca de 360 mil cidadãos chineses estudam nos EUA, trazendo lucros significantes para universidades no país, embora a pandemia de Covid-19 tenha interrompido severamente o retorno ao campus no semestre deste outono.

As relações entre EUA e China afundaram a baixas históricas com as duas maiores economias do mundo se confrontando sobre questões que vão desde comércio e direitos humanos a Hong Kong e coronavírus.

Fonte: Channel News Asia


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão