Honda planeja transferir parte da produção do Reino Unido para o Japão

Publicado em 26 de agosto de 2020, em Notícias do Mundo

A Honda planeja transferir a produção do Civic de sua planta em Swindon no Reino Unido para uma planta em Yorii, no ano de 2021.

Neste Artigo:
&nbspHonda planeja transferir parte da produção do Reino Unido para o Japão
O Japão e o Reino Unido estão negociando para reduzir as tarifas de automóveis para zero até 2026 (banco de imagens PM)

A Honda decidiu transferir parte da produção de sua fábrica no Reino Unido, que será fechada em 2021, para o Japão, soube o jornal Nikkei.

Publicidade

Visto que o Reino Unido deve sair da União Europeia – UE, os governos britânico e japonês estão na fase final de negociações sobre a abolição das tarifas sobre automóveis.

A Honda, que aumentou a proporção de produção do exterior para reduzir o risco de câmbio internacional, planeja aumentar o uso de plantas domésticas em antecipação a um potencial acordo bilateral sobre tarifas de automóveis.

Especificamente, a Honda planeja transferir a produção do modelo Civic de uma planta em Swindon destinada aos mercados europeu e japonês para uma fábrica em Yorii, na província da Saitama, em 2021.

A Honda já decidiu fechar a planta no Reino Unido em 2021 em resposta a economia europeia em recessão e a saída da nação britânica da UE.

Negociação entre os países

A atual tarifa sobre veículos do Japão para países da UE é de 7,5%, mas como o Reino Unido decidiu deixar o bloco, a taxa aumentaria para 10% se a situação se mantiver a mesma.

Os governos do Japão e do Reino Unido estão buscando assinar um acordo o mais cedo possível. Se for alcançado, a tarifa será reduzida em fases para zero até 2026.

Um total de 11% da produção da planta de Swindon foi para o mercado do Reino Unido em 2019 enquanto 6% foi enviada ao Japão.

A Honda decidiu pela planta de Yorii em vista da potencial abolição de tarifas e pela meta de aumentar a taxa de utilização da fábrica japonesa.

As vendas anuais de carros novos no Reino Unido totalizam 2,3 milhões de veículos, tornando a nação o segundo maior mercado na Europa após a Alemanha. Veículos produzidos por fabricantes japonesas, que operam há muito tempo no país, contam por cerca de 20% do mercado britânico.

Em 2019, a Honda vendeu 40 mil carros no Reino Unido, representando um terço de suas vendas unitárias na Europa.

A ação da Honda segue a Nissan, que em 2019 cancelou um plano de fabricar sua SUV de próxima geração X-Trail em uma planta no Reino Unido, decidindo ao invés disso produzir o modelo em sua fábrica na região Kyushu no Japão.

Um acordo comercial entre Japão e Reino Unido, caso se concretize, ofereceria apoio a montadoras japonesas que decidiram transferir produção da nação britânica para o arquipélago japonês.

Fonte: Asia Nikkei


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão