Teste de sangue detecta câncer antes de diagnóstico padrão

O câncer é a principal causa de mortes no mundo, contando por cerca de 10 milhões de óbitos por ano.

Médica examina Raio-X dos pulmões (ilustrativa/banco de imagens PM)

Um teste de sangue detectou cinco tipos de câncer anos antes da doença poder ser constatada usando métodos de diagnóstico convencionais, de acordo com um estudo.

Publicidade

Desenvolvido por uma startup sino-americana, o teste descobriu cânceres em 91 por cento dos pacientes que não apresentaram sintomas quando a amostra de sangue foi coletada, mas foram diagnosticados de 1 a 4 anos depois com câncer no estômago, esôfago, cólon, pulmão ou fígado, reportaram os pesquisadores na Nature Communications.

“O foco imediato é testar pessoas sob maior risco, baseado em histórico familiar, idade ou outros fatores de risco conhecidos”, disse o coautor Kun Zhang, chefe do departamento de bioengenharia na Universidade da Califórnia San Diego e acionista na Singlera Genomics, que desenvolveu o teste.

Detecção precoce de cânceres é crucial porque a sobrevivência é significativamente melhorada quando a doença pode ser tratada em seus estágios iniciais e tumores podem ser removidos, seja de forma cirúrgica, com medicamentos ou com radiação.

Até agora, entretanto, há poucos testes disponíveis eficazes de verificação precoce.

Pesquisadores examinaram amostras de sangue de mais de 600 indivíduos cadastrados em uma pesquisa de saúde de 10 anos com 120 mil pessoas na China, conduzida entre 2007 e 2017. O programa de monitoramento incluía coleta regular de amostras de sangue.

Para 191 pacientes diagnosticados com câncer, os cientistas usaram o novo teste para analisar amostras de sangue tiradas até 4 anos antes.

A técnica, desenvolvida ao longo de uma década, é designada a detectar doença assintomática baseada em um processo biológico chamado análise de metilação do DNA, a qual verifica marcas de DNA específicas a diferentes cânceres.

Estudos de maior escala por longos períodos são necessários para confirmar o potencial do teste para detecção precoce, advertiram os autores.

Metade dos 32 autores ou trabalham para a Singlera Genomcis, são coinventores de patentes relacionadas ao teste ou são acionistas na companhia.

O câncer é a principal causa de mortes no mundo, contando por cerca de 10 milhões de óbitos por ano.

Em 2018, o câncer de pulmão causou 1,76 milhão de mortes, o de cólon 862 mil, o de estômago 783 mil, o de fígado 782 mil e o de esôfago 508 mil, de acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS.

Fonte: AFP, Japan Today

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Diplomatas dos EUA deixam consulado em Chengdu na China

Publicado em 27 de julho de 2020, em Ásia

Com poucas horas antes do prazo de fechamento na manhã desta segunda-feira, funcionários podiam ser vistos carregando caixas de arquivos e sacos de lixo.

Consulado-Geral dos EUA em Chengdu, na China (Wikimedia/U.S. Consulate General Chengdu)

Diplomatas americanos deixaram o consulado dos EUA na cidade de Chengdu, no sudoeste da China, após a decisão de Pequim de fechar a missão.

Publicidade

Antes do prazo de fechamento na manhã desta segunda-feira (27), funcionários podiam ser vistos carregando caixas de arquivos e sacos de lixo.

Enquanto isso, multidões de residentes se reuniram no local, com muitos levantando bandeiras chinesas e tirando selfies.

A China agiu em resposta à ordem dos EUA de fechamento de seu consulado em Houston, no Texas, na semana passada.

Após um prazo de 72 horas para diplomatas chineses deixarem a missão em Houston ter expirado na sexta-feira (24), repórteres viram homens os quais pareciam ser oficiais dos EUA forçarem a abertura de uma porta para entrar no local.

O secretário de estado Mike Pompeo disse que Washington decidiu agir porque Pequim estava “roubando” propriedade intelectual.

O ministro de relações exteriores chinês, Wang Wenbin, respondeu dizendo que a ação dos EUA foi baseada em uma “mistura de mentiras antichinesas”.

Tensões vêm aumentando entre as duas potências nucleares devido a várias questões:

  • A administração do presidente Donald Trump bateu de frente repetidamente contra Pequim por comércio e a pandemia de coronavírus.
  • Washington também condenou a imposição da China de uma controversa nova lei de segurança em Hong Kong.
  • Na semana passada, um homem singapuriano foi considerado culpado por um tribunal nos EUA por trabalhar como agente da China.
  • Também na semana passada, quatro cidadãos chineses foram acusados em um caso separado de fraude de visto dos EUA por alegadamente mentirem sobre atuarem no exército chinês.

O consulado americano em Chengdu – estabilizado em 1985 – representava os interesses dos EUA sobre uma vasta área do sudoeste da China, incluindo a região autônoma do Tibet, onde há muito tempo houve pressão contínua por independência.

A maioria dos mais de 200 funcionários da missão diplomática havia sido contratada localmente.

Com sua indústria e setor de serviços crescente, Chengdu é vista pelos EUA como fornecedora de oportunidade para exportações de produtos agrícolas, carros e máquinas.

Após o fechamento da missão, os EUA terão quatro consulados na China continental e uma embaixada na capital Pequim. Eles também têm um consulado em Hong Kong, a ex-colônia britânica.

A China perdeu sua missão na semana passada, mas ainda tem outros quatros consulados nos EUA e uma embaixada na capital Washington D.C.

Fonte: BBC

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!