Teste de sangue detecta câncer antes de diagnóstico padrão

Publicado em 27 de julho de 2020, em Notícias do Mundo

O câncer é a principal causa de mortes no mundo, contando por cerca de 10 milhões de óbitos por ano.

Neste Artigo:
&nbspTeste de sangue detecta câncer antes de diagnóstico padrão
Médica examina Raio-X dos pulmões (ilustrativa/banco de imagens PM)

Um teste de sangue detectou cinco tipos de câncer anos antes da doença poder ser constatada usando métodos de diagnóstico convencionais, de acordo com um estudo.

Publicidade

Desenvolvido por uma startup sino-americana, o teste descobriu cânceres em 91 por cento dos pacientes que não apresentaram sintomas quando a amostra de sangue foi coletada, mas foram diagnosticados de 1 a 4 anos depois com câncer no estômago, esôfago, cólon, pulmão ou fígado, reportaram os pesquisadores na Nature Communications.

“O foco imediato é testar pessoas sob maior risco, baseado em histórico familiar, idade ou outros fatores de risco conhecidos”, disse o coautor Kun Zhang, chefe do departamento de bioengenharia na Universidade da Califórnia San Diego e acionista na Singlera Genomics, que desenvolveu o teste.

Detecção precoce de cânceres é crucial porque a sobrevivência é significativamente melhorada quando a doença pode ser tratada em seus estágios iniciais e tumores podem ser removidos, seja de forma cirúrgica, com medicamentos ou com radiação.

Até agora, entretanto, há poucos testes disponíveis eficazes de verificação precoce.

Pesquisadores examinaram amostras de sangue de mais de 600 indivíduos cadastrados em uma pesquisa de saúde de 10 anos com 120 mil pessoas na China, conduzida entre 2007 e 2017. O programa de monitoramento incluía coleta regular de amostras de sangue.

Para 191 pacientes diagnosticados com câncer, os cientistas usaram o novo teste para analisar amostras de sangue tiradas até 4 anos antes.

A técnica, desenvolvida ao longo de uma década, é designada a detectar doença assintomática baseada em um processo biológico chamado análise de metilação do DNA, a qual verifica marcas de DNA específicas a diferentes cânceres.

Estudos de maior escala por longos períodos são necessários para confirmar o potencial do teste para detecção precoce, advertiram os autores.

Metade dos 32 autores ou trabalham para a Singlera Genomcis, são coinventores de patentes relacionadas ao teste ou são acionistas na companhia.

O câncer é a principal causa de mortes no mundo, contando por cerca de 10 milhões de óbitos por ano.

Em 2018, o câncer de pulmão causou 1,76 milhão de mortes, o de cólon 862 mil, o de estômago 783 mil, o de fígado 782 mil e o de esôfago 508 mil, de acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS.

Fonte: AFP, Japan Today


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão