Gato se torna primeiro animal no Reino Unido a testar positivo para Covid-19

Publicado em 28 de julho de 2020, em Notícias do Mundo

Segundo comunicado de imprensa, toda evidência disponível sugere que o gato contraiu o coronavírus de seus donos infectados.

Neste Artigo:
&nbspGato se torna primeiro animal no Reino Unido a testar positivo para Covid-19
Gato na cerca de madeira em casa na Inglaterra (banco de imagens PM)

Um gato se tornou o primeiro animal no Reino Unido a testar positivo para Covid-19, de acordo com uma diretora de veterinária do governo britânico. Felizmente, o animal e seus donos se recuperaram completamente.

Publicidade

A infecção do felino foi confirmada após a realização de testes no laboratório da Agência de Saúde Animal e Vegetal (APHA) em Weybridge, Inglaterra, em 22 de julho, de acordo com um comunicado de imprensa do governo britânico.

O governo disse que o gato foi “o primeiro caso confirmado de infecção em animal com coronavírus no Reino Unido”. Ele disse que não há evidência de que o gato havia transmitido o vírus para os seus donos.

“Toda evidência disponível sugere que o gato contraiu o coronavírus de seus donos que antes haviam testado positivo para Covid-19”, acrescentou o comunicado de imprensa.

O animal foi inicialmente diagnosticado com herpesvírus felino – uma infecção respiratória comum entre gatos – mas também testou positivo para SARS-CoV-2 como parte de um programa de pesquisa. Testes de acompanhamento no laboratório da APHA confirmaram que o gato tinha SARS-CoV-2, o qual se manifesta como Covid-19 em humanos.

“Raro acontecimento”

A chefe veterinária Christine Middelmiss chamou isso de “evento muito raro” com “animais infectados detectados até agora apresentando apenas sinais clínicos leves e se recuperando dentro de poucos dias”.

Yvonne Doyle, diretora médica da Public Health England, disse que isso “não era motivo para pânico”, acrescentando que não havia “evidência de que pets podem transmitir a doença aos humanos”.

Essa é uma opinião compartilhada por outros especialistas em saúde de animais.

“Está claro há algum tempo que os gatos são suscetíveis à infecção, mas não há evidência de que eles podem infectar humanos”, disse James Wood, chefe do departamento de medicina veterinária na Universidade de Cambridge, acrescentando que somente uma porção de pets “foram infectados no mundo”.

Houve relatos de animais de estimação, gatos e cães, que testaram positivo para coronavírus em Nova Iorque, Hong Kong e Holanda.

A Covid-19  foi diagnosticada em sete felinos em uma fazenda na Holanda.

Oito felinos também testaram positivo para o vírus no Zoológico de Bronx em Nova Iorque.

Fonte: CNN


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão