EUA acusam consulado chinês em Houston de ser centro de espionagem

Publicado em 24 de julho de 2020, em Notícias do Mundo

Autoridades dos EUA dizem que o consulado em Houston vem sendo usado há muito tempo pelo governo da China para roubar pesquisa médica e tentar se infiltrar na indústria do petróleo.

Neste Artigo:
&nbspEUA acusam consulado chinês em Houston de ser centro de espionagem
Consulado chinês em Houston (Street View)

A decisão da administração de Donald Trump de fechar o consulado da China em Houston, no Texas, na quarta-feira (22) ocorreu após anos de coleta de informações do FBI terem mostrado que ele era um local de espionagem chinesa nos EUA e o presidente vinha sendo informado sobre suas atividades desde que tomou posse, disseram autoridades americanas ao NBC News.

Publicidade

Várias autoridades dos EUA disseram que o consulado em Houston vem sendo usado há muito tempo pelo governo chinês para roubar pesquisa médica valiosa e que estava envolvido em tentativas de se infiltrar nas indústrias de petróleo e gás natural.

Atuais e antigos oficiais de cumprimento da lei dos EUA disseram que o consulado é bem reforçado para prevenir vigilância americana e que tem um centro de comunicações de alta tecnologia para coordenar e executar operações de espionagem.

O governo dos EUA ordenou à China na quarta-feira que “interrompesse todas as operações e eventos” no consulado.

Na noite de terça-feira (21), horas antes da notícia sobre o fechamento do consulado ter sido anunciada, vizinhos notaram e registraram imagens de pequenos focos de incêndio em tambores no pátio interno do consulado.

O Departamento de Bombeiros de Houston, que respondeu, disse em uma declaração: “Equipes de contenção não tiveram permissão de acesso dos ocupantes do prédio. De acordo com acordo internacional, o acesso à propriedade pode ser obtido somente com consentimento”.

De acordo com o jornal Times, a China chamou o fechamento de ilegal e prometeu retaliação.

“Os EUA pediram repentinamente que a China fechasse o Consulado-Geral em Houston. Isso foi uma provocação política iniciada unilateralmente pelos EUA contra a China”, disse o representante do Ministério de Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin, na quarta-feira.

Fonte: NBC News, Business Insider


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão