EUA acusam consulado chinês em Houston de ser centro de espionagem

Autoridades dos EUA dizem que o consulado em Houston vem sendo usado há muito tempo pelo governo da China para roubar pesquisa médica e tentar se infiltrar na indústria do petróleo.

Consulado chinês em Houston (Street View)

A decisão da administração de Donald Trump de fechar o consulado da China em Houston, no Texas, na quarta-feira (22) ocorreu após anos de coleta de informações do FBI terem mostrado que ele era um local de espionagem chinesa nos EUA e o presidente vinha sendo informado sobre suas atividades desde que tomou posse, disseram autoridades americanas ao NBC News.

Publicidade

Várias autoridades dos EUA disseram que o consulado em Houston vem sendo usado há muito tempo pelo governo chinês para roubar pesquisa médica valiosa e que estava envolvido em tentativas de se infiltrar nas indústrias de petróleo e gás natural.

Atuais e antigos oficiais de cumprimento da lei dos EUA disseram que o consulado é bem reforçado para prevenir vigilância americana e que tem um centro de comunicações de alta tecnologia para coordenar e executar operações de espionagem.

O governo dos EUA ordenou à China na quarta-feira que “interrompesse todas as operações e eventos” no consulado.

Na noite de terça-feira (21), horas antes da notícia sobre o fechamento do consulado ter sido anunciada, vizinhos notaram e registraram imagens de pequenos focos de incêndio em tambores no pátio interno do consulado.

O Departamento de Bombeiros de Houston, que respondeu, disse em uma declaração: “Equipes de contenção não tiveram permissão de acesso dos ocupantes do prédio. De acordo com acordo internacional, o acesso à propriedade pode ser obtido somente com consentimento”.

De acordo com o jornal Times, a China chamou o fechamento de ilegal e prometeu retaliação.

“Os EUA pediram repentinamente que a China fechasse o Consulado-Geral em Houston. Isso foi uma provocação política iniciada unilateralmente pelos EUA contra a China”, disse o representante do Ministério de Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin, na quarta-feira.

Fonte: NBC News, Business Insider

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Previsão de chuva forte em amplas áreas no oeste e leste do Japão

Publicado em 24 de julho de 2020, em Tempo

A AMJ pede às pessoas que fiquem em alerta contra deslizamentos, transbordamento de rios e inundações em áreas baixas.

Ashikita, na província de Kumamoto, região Kyushu, por volta das 10h desta sexta-feira, 24 de julho (NHK)

A chuva forte está atingindo o norte da região Kyushu e oficiais da agência de meteorologia alertam que amplas áreas do oeste e leste do país também podem ser afetadas até o domingo (26).

Publicidade

A Agência de Meteorologia do Japão – AMJ informou que uma frente chuvosa persistente e um sistema de baixa pressão estão deixando as condições atmosféricas instáveis no oeste do arquipélago.

A cidade de Unzen (Nagasaki) registrou 79 milímetros de chuva por hora. Kurogimachi, na cidade de Yame (Fukuoka), observou 40mm.

O risco de deslizamentos aumentou em partes da província de Oita.

No período de 24 horas até a manhã de sábado (25), 300mm de chuva estão previstos em Kyushu, 250mm em Shikoku, 200mm em Chugoku e 100mm nas regiões Kinki, Hokuriku e Tokai.

A AMJ pede às pessoas que fiquem em alerta contra deslizamentos, transbordamento de rios e inundações em áreas baixas.

Também faz um alerta em relação à queda de raios e rajadas de vento, incluindo tornados.

Em Kyushu e outras áreas recentemente atingidas por chuvas torrenciais, um pequeno volume de precipitação poderia causar desastres. A AMJ pede às pessoas que prestem atenção a informações emitidas por governos locais e evacuem com antecedência.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!