Dono de hospital em Bangladesh falsificou milhares de testes negativos de Covid-19

Especialistas dizem que documentos falsos pioraram a já desastrosa situação no país ao colocar dúvidas sobre a veracidade de certificados emitidos por clínicas.

Médico escreve resultado de teste em folha na prancheta (ilustrativa/ banco de imagens PM)

Um dono de hospital em Bangladesh foi preso na quarta-feira (15) por alegações de que ele emitiu milhares de testes falsos de coronavírus com resultado negativo.

Publicidade

Mohammad Shahed foi preso tentando fugir para a Índia usando uma burca após uma busca de 9 dias, disse a polícia. Ele é uma das várias pessoas detidas pelas autoridades nos últimos dias por alegações de que clínicas em Uttara e Mirpur emitiram certificados falsos a pacientes dizendo que eles estavam livres do vírus sem submetê-los a testes.

Especialistas dizem que documentos falsos pioraram a já desastrosa situação no país de 168 milhões de pessoas ao colocar dúvidas sobre a veracidade de certificados emitidos por clínicas.

Bangladesh reportou um pouco mais de 193 mil infecções e 2.457 mortes por coronavírus até agora, mas o número real pode ser bem maior porque poucos testes foram realizados.

O porta-voz da polícia, o coronel Ashique Billah, disse à AFP: “Ele foi preso na margem do rio de uma fronteira e estava tentando fugir para a índia. Ele estava usando uma burca”.

Billah disse que as duas instalações médicas de propriedade de Shahed conduziram cerca de 4 mil testes de coronavírus genuínos, mas falsificou os resultados de outros 6,5 mil.

Shahed também é acusado de cobrar pelos certificados e tratamentos do vírus, apesar de ter concordado com hospitais na capital Dhaka que os ofereceria de graça.

Na semana passada, a Itália suspendeu voos com destino a Roma partindo de Bangladesh após vários passageiros terem testado positivo para Covid-19.

Alguns dos que testaram positivo na Itália estariam portando certificados com resultado negativo de Bangladesh, disse Shakirul Islam do grupo de direitos humanos OKUP.

Fonte: The Guardian

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Quase 300 novos casos de coronavírus em Tóquio nesta sexta-feira

Publicado em 17 de julho de 2020, em Sociedade

Ao longo dos últimos 7 dias, o número médio de novas infecções em Tóquio situou-se a mais de 200.

Pedestres atravessando rua em Ginza, Tóquio (banco de imagens PM)

Tóquio registrou um recorde de 293 novos casos de coronavírus nesta sexta-feira (17), disse a governadora Yuriko Koike, em meio a crescentes preocupações sobre uma segunda onda infecções.

Publicidade

O número ultrapassou o recorde anterior de 286 na quinta-feira (16). Desde o fim do estado de emergência nacional no fim de maio, Tóquio e algumas áreas urbanas no Japão têm visto aumentos acentuados de infecções pelo vírus que causa a doença respiratória Covid-19.

Ao longo dos últimos 7 dias, o número médio de novas infecções na capital situou-se a mais de 200.

Koike disse que o aumento de casos confirmados reflete mais realizações de testes na capital, agora superior a 4 mil por dia.

Em todo o Japão, 622 novos casos de coronavírus foram confirmados na quinta-feira, o maior desde 11 de abril, e a propagação do vírus expandiu para além de Tóquio, que elevou seu alerta para o mais alto um dia antes.

O número de novas infecções nas províncias vizinhas de Tóquio – Kanagawa, Saitama e Chiba – assim como outras áreas incluindo Osaka e Hyogo, foi o maior desde a suspensão do estado de emergência em 25 de maio.

Fonte: Kyodo News and Culture

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!