Cientistas alertam sobre potencial onda de danos cerebrais ligados à Covid-19

Publicado em 10 de julho de 2020, em Notícias do Mundo

A pesquisa se adiciona a recentes estudos os quais também descobriram que a doença pode causar danos ao cérebro.

Neste Artigo:
&nbspCientistas alertam sobre potencial onda de danos cerebrais ligados à Covid-19
Camas de hospital (ilustrativa – banco de imagens PM)

Cientistas alertaram na quarta-feira (8) sobre uma potencial onda de danos cerebrais ligados ao novo coronavírus, visto que nova evidência sugeriu que a Covid-19 pode levar a complicações neurológicas graves, incluindo inflamação, psicose e delírio.

Publicidade

Um estudo feito por pesquisadores no University College London (UCL) descreveu 43 casos de pacientes com Covid-19 que sofreram disfunção cerebral temporária como derrames, danos nos nervos ou outros efeitos cerebrais.

A pesquisa se adiciona a recentes estudos os quais também descobriram que a doença pode causar danos ao cérebro.

“Se veremos uma epidemia em uma larga escala de danos cerebrais ligados à epidemia – talvez similar ao surto de encefalite letárgica nos anos 1920 e 1930 após a pandemia de influenza de 1918 – é esperar para ver”, disse Michael Zandi, do Instituto de Neurologia do UCL, que coliderou o estudo.

A Covid-19, causada pelo novo coronavírus, é uma doença respiratória que afeta os pulmões, mas neurocientistas e especialistas em cérebro dizem que evidência emergente de seu impacto no cérebro é preocupante.

“Minha preocupação é que temos milhões de pessoas com Covid-19 agora. E se em uma época do ano em que temos 10 milhões de pessoas recuperadas, e essas têm défices cognitivos… então isso afetará suas habilidades de trabalhar e de realizar atividades do dia a dia”, disse Adrian Owen, neurocientista na Western University do Canadá, à Reuters em uma entrevista.

No estudo do UCL, publicado no jornal Brain, nove pacientes que tiveram inflamação no cérebro foram diagnosticados com uma rara condição chamada encefalomielite disseminada aguda (ADEM) que é mais comumente vista em crianças e que pode ser causada por infecções virais.

A equipe disse que ela normalmente veria cerca de um paciente adulto com ADEM por mês em sua clínica especializada em Londres, mas isso havia aumentado para pelo menos um por semana durante o período de estudo, algo que eles descreveram como “um aumento preocupante”.

“Como a doença está por aí há poucos meses, ainda não podemos saber quais danos a longo prazo a Covid-19 pode causar”, disse Ross Paterson, que coliderou o estudo. “Médicos precisam estar cientes de possíveis efeitos neurológicos, visto que diagnóstico antecipado pode melhorar os resultados de pacientes”.

Owen disse que a nova evidência enfatizou a necessidade de estudos amplos e detalhados e coleta de dados globais para avaliar o quão comum foram tais complicações neurológicas e psiquiátricas.

Ele está realizando um projeto de pesquisa internacional no covidbrainstudy.com em que pacientes podem se inscrever para completar uma série de testes cognitivos com a finalidade de ver se suas funções cerebrais sofreram alteração desde que contraíram a Covid-19.

“Essa doença está afetando um grande número de pessoas”, disse Owen. “Por isso é tão importante coletar essa informação agora”.

Fonte: Agência Reuters


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão