Ameba ‘comedora de cérebro’: caso raro de infecção nos EUA

Publicado em 7 de julho de 2020, em Notícias do Mundo

A ameba microscópica de célula única pode causar uma infecção no cérebro, e é geralmente fatal.

Neste Artigo:
&nbspAmeba ‘comedora de cérebro’: caso raro de infecção nos EUA
Placa no Kelly Warms Spring, em Wyoming, nos EUA, alertando que a Naeglaria fowleri foi encontrada no local (ilustrativa- banco de imagens/PM)

Um caso raro de ameba comedora de cérebro foi confirmado na Flórida, de acordo com oficiais da saúde no estado dos EUA.

Publicidade

O Departamento de Saúde da Flórida – DOH disse que uma pessoa no Condado de Hillsborough havia contraído a Naegleria fowleri.

A ameba microscópica de célula única pode causar uma infecção no cérebro, e é geralmente fatal.

Comumente encontrada em água doce morna, a ameba entra no corpo pelo nariz.

O DOH não definiu onde a infecção foi contraída, ou sobre a condição do paciente. A ameba não pode ser passada de pessoa para pessoa.

Tipicamente essas infecções são vistas no sul dos EUA. Elas são raras na Flórida, onde somente 37 casos foram reportados desde 1962.

Mas dadas as consequências potencialmente fatais da infecção, o DOH emitiu um alerta para residentes no Condado de Hillsborough em 3 de julho.

Oficiais da saúde pediram aos residentes que evitem contato nasal com água de torneira e outras fontes.

Corpos de água abertos como lagos, rios e canais, onde infecções são mais prováveis nos meses mais quentes de verão de julho, agosto e setembro também devem ser evitados.

Aqueles que são infectados pela Naegleria fowleri têm sintomas que incluem febre, náusea e vômitos, assim como fortes dores na nuca e na cabeça. A maioria vem a óbito dentro de 1 semana.

O DOH pediu às pessoas que apresentarem esses sintomas que “busquem ajuda médica imediatamente, visto que a doença progride rapidamente”.

“Essa doença é rara e estratégias de prevenção eficazes podem permitir uma temporada segura e relaxante de verão”, disse o DOH.

Infecções por Naeglaria fowleri são raras nos EUA, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do país.

Entre 2009 e 2018, somente 34 infecções foram reportados nos EUA. Desses casos, 30 pessoas foram infectadas em águas para fins recreativos, 3 após realizarem irrigação nasal com água de torneira contaminada e 1 foi infectada por água de torneira contaminada usada em um escorregador aquático de quintal, disse o CDC.

Fonte: BBC


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão