Verão pode desacelerar propagação do coronavírus, mas é improvável que o detenha

No Hemisfério Norte, com a chegada dos dias mais quentes, questões começam a ser levantadas se o verão poderia desacelerar a propagação do vírus.

(Imagem ilustrativa/PM)

A chegada do clima mais quente no Hemisfério Norte levanta a questão se o verão poderia desacelerar a propagação do surto de coronavírus.

Publicidade

Abaixo é o que explica a ciência.

Enquanto clima mais quente tipicamente encerre a temporada anual de influenza em zonas temperadas, só ele não impediu que a pandemia de Covid-19 arrasasse parte do globo. De fato, surtos em países quentes e ensolarados como Brasil e Egito estão crescendo.

Mesmo assim, dados recentes sobre como luz solar, umidade e brisas frescas afetam o vírus fornecem certa razão para otimismo de que o verão poderia desacelerar a propagação.

O novo coronavírus é sazonal?

O vírus ainda não está por aqui tempo suficiente para ter certeza disso.

Infecções respiratórias como influenza e a gripe comum seguem padrões sazonais em regiões temperadas. Condições ambientais incluindo clima frio, baixa umidade interna e passar mais tempo ao ar livre podem todos acelerar a propagação de uma epidemia.

Evidência do mundo real sobre o efeito do clima sobre o novo vírus é mista. Um estudo com 211 cidades chinesas descobriu que temperatura, umidade e luz solar não afetaram a velocidade da propagação.

Dois outros estudos realmente encontraram um efeito, incluindo uma observação em novas infecções em 47 países que ligaram temperaturas mais altas a transmissão mais lenta em lugares como Filipinas, Austrália e Brasil.

“O Hemisfério Norte pode ter um declínio em casos de Covid-19 durante o verão e um ressurgimento no inverno”, concluíram os autores de um outro estudo com 117 países, o qual descobriu que a cada 1 grau de aumento de latitude em distância da linha do Equador estava associado a 2,6% de aumento nos casos.

O chefe do programa de emergências da Organização Mundial da Saúde, Mike Ryan, alertou: “Não podemos depender de uma expectativa de que a estação ou a temperatura será a resposta (para a propagação da doença)”.

Por que as doenças respiratórias se espalham de forma diferente no verão e no inverno?

“A razão pela qual presume-se que o clima frio cause a propagação de tosse, gripes e influenza é que o ar frio causa irritação nas vias nasais, o que nos deixa mais suscetíveis a infecções virais”, disse Simon Clarke, especialista em microbiologia celular na Universidade de Reading do Reino Unido.

O tempo frio tende a inspirar as pessoas a passarem mais tempo em ambiente fechados, embora o ar-condicionado também possa fazer com que indivíduos fiquem em casa no verão.

No laboratório, quando temperaturas e umidade aumentam, partículas do coronavírus sobre superfícies perdem mais rápido suas habilidades de infectarem as pessoas – e eles são desativados especialmente rápido quando expostos à luz solar, descobriram pesquisadores do governos dos EUA.

Ainda é uma boa ideia as pessoas lavarem as mãos frequentemente, praticarem distanciamento social e usarem máscara no verão, dizem especialistas. Enquanto partículas do vírus liberadas pela tosse ou exaladas por uma pessoa infectada dispersem mais rápido em ambiente abertos, um estudo descobriu que uma brisa suave poderia transportar gotículas de saliva até 6 metros de altura.

O que há mais sobre se o verão poderia desacelerar a propagação do vírus?

Vitamina D: pesquisadores estão investigando se níveis de vitamina D que regulam a imunidade no sangue das pessoas afetam o quão vulneráveis elas são à infecção pelo novo coronavírus ou o quão doentes elas ficam.

A maioria da vitamina D no corpo vem da exposição da pele à luz solar.

Pólen: um estudo na Holanda de todas as doenças similares à influenza, incluindo a Covid-19, nos últimos anos conclui que concentrações de pólen são um melhor indicador do que a luz solar sobre tendências de doenças respiratórias.

Nuvens de pólen agem como filtros de ar, impedindo partículas do vírus e o pólen ativa respostas imunes, mesmo em pessoas sem alergias óbvias.

O estudo descobriu que doenças similares à influenza começaram a diminuir quando pólen no ar chegou a 610 grãos por metro cúbico, um nível típico a partir do início da primavera até outubro em sua maioria em latitudes médias.

Fonte: Agência Reuters

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Partes do Castelo de Shuri em Okinawa serão reabertas ao público

Publicado em 11 de junho de 2020, em Sociedade

As principais construções do castelo foram destruídas em um incêndio em 31 de outubro, o qual suspeita-se ter sido causado por uma falha elétrica.

O símbolo de Okinawa, Shuri-jo, antes do mais recente incêndio em outubro de 2019 (PM)

Partes do Castelo de Shuri na província de Okinawa, que devem ser reabertas para o público pela primeira vez desde o incêndio massivo no local no fim de outubro passado, foram mostradas para a mídia nesta quinta-feira (11).

Publicidade

A partir de sexta-feira (12), os visitantes poderão entrar na área paga do castelo através do portal Hoshin (Hoshinmon) e entrar no saguão principal, o Seiden, que estava entre as estruturas que sofreram incêndio.

Também reabrindo está uma parte no Seiden onde os visitantes podem ver ruínas subterrâneas da estrutura original do castelo, um local de Patrimônio Mundial da UNESCO, através de uma cobertura de vidro.

Os visitantes poderão ver o trabalho de restauração em outras partes do complexo do castelo a partir do deck de observação Agari-no-Azana localizado atrás do Seiden.

“Quero que as pessoas em toda a nação vejam o castelo e espero ter a cooperação de todos para os esforços de reconstrução”, disse um oficial do Departamento Geral de Okinawa do Escritório do Gabinete.

O Castelo de Shuri foi o centro da política, relações estrangeiras e cultura no Reinado Ryukyu de 1429 até a ilha no sul ser anexada ao Japão em 1879.

Ele sofreu incêndios várias vezes, incluindo durante a 2ª Guerra Mundial, e as ruínas do castelo, excluindo construções restauradas, foram registradas como local de Patrimônio Mundial em 2000.

As principais construções do castelo, restauradas em 1992, foram destruídas em um incêndio em 31 de outubro de 2019, o qual suspeita-se ter sido causado por uma falha elétrica.

O governo japonês visa restaurar o símbolo de Okinawa até 2026 após embarcar em uma reconstrução plena em 2022.

A área de entrada paga foi inicialmente programada para abrir ao público a partir do fim de abril, mas foi adiada a fim de reduzir a propagação do novo coronavírus.

Fonte: Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!