Mais pessoas infectadas com ebola em novo surto no Congo, diz OMS

Publicado em 4 de junho de 2020, em Notícias do Mundo

O sistema de saúde da RDC está lutando contra a pior epidemia de sarampo do mundo, assim como o coronavírus.

Neste Artigo:
&nbspMais pessoas infectadas com ebola em novo surto no Congo, diz OMS
Equipe se preparando para retirar corpo de casa em vilarejo em Lunsar, Serra Leoa, julho de 2015 (arquivo/PM)

O vírus ebola infectou mais duas pessoas na província Équater, na República Democrática do Congo – RDC, e se espalhou para uma nova área a 150Km de distância dos 6 casos originais, disse a Organização Mundial da Saúde na quarta-feira (3).

Publicidade

Na segunda-feira (1º), autoridades congolesas confirmaram testes os quais mostraram que 4 pessoas morreram em decorrência de ebola na cidade de Mbandaka, no oeste do país.

A RDC vem se preparando para se declarar livre do ebola neste mês. Uma epidemia do vírus no outro lado do país matou mais de 2,2 mil pessoas desde 2018.

Os dois surtos são a mesma cepa do vírus, o que significa que as mesmas vacinas podem ser usadas para ajudar a conter sua propagação, dizem oficiais da saúde, embora eles acreditem que eles não estejam ligados.

“O caso mais recente confirmado de pessoa infectada por ebola participou do enterro de um dos primeiros casos, mas foi detectado no vilarejo de Biroko, a 150Km de distância de Mbandaka”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Gebreyesus.

Mbandaka sofreu um pequeno surto de ebola em 2018 em que 33 pessoas morreram. O uso de uma vacina e rápidos esforços de contenção incluindo estações móveis para lavagem das mãos e campanha de educação porta a porta o mantiveram longe.

Na quarta-feira, cerca de 50 profissionais da saúde da OMS e seus parceiros chegaram a Mbandaka com 3,6 mil doses de vacina contra ebola e 2 mil cartuchos para testes de laboratório, disse Tedros.

O vírus ebola causa febre hemorrágica e se espalha através de contato direto com fluidos corporais de uma pessoa infectada, a qual sofre com vômitos e diarreia. O ebola é endêmico à RDC cujo rio Ebola deu ao víurs seu nome quando foi descoberto lá em 1976.

O sistema de saúde da RDC, que vem sendo desmerecido por décadas de guerra e má administração, está lutando contra a pior epidemia de sarampo do mundo, assim como a pandemia de coronavírus, que já infectou mais de 3 mil pessoas e causou a morte de 75.

Fonte: Agência Reuters


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão