Covid-19 grave pode danificar o cérebro, diz estudo

Publicado em 26 de junho de 2020, em Notícias do Mundo

As descobertas são as primeiras observações detalhadas de uma variedade de complicações neurológicas da Covid-19, disseram pesquisadores.

Neste Artigo:
&nbspCovid-19 grave pode danificar o cérebro, diz estudo
Ao fundo, paciente conectado à ventilação mecânica (ilustrativa/PM)

Um estudo preliminar de pacientes hospitalizados com Covid-19 descobriu que a doença pode danificar o cérebro, causando complicações como derrame, inflamação, psicose e sintomas similares aos da demência em alguns casos graves.

Publicidade

As descobertas são as primeiras observações detalhadas de uma variedade de complicações neurológicas da Covid-19, disseram pesquisadores, e sublinham uma necessidade de estudos mais amplos para encontrar os mecanismos por trás delas e auxiliar a busca por tratamentos.

“Esse é um retrato importante de complicações relacionadas ao cérebro da Covid-19 em pacientes hospitalizados. É fundamentalmente importante que continuemos a coletar essas informações para realmente compreender esse vírus de forma completa”, disse Sarah Pett, professora da University College London que coliderou o trabalho.

O estudo, publicado no jornal Lancet Psichiatry na quinta-feira (25), olhou em detalhes 125 casos de todo o Reino Unido. O pesquisador colíder Benedict Michael, da Universidade Liverpool, disse que era importante citar que o estudo foi focado em casos graves.

Dados foram coletados entre 2 a 26 de abril, quando a doença estava se espalhando exponencialmente no Reino Unido.

A complicação cerebral mais comum vista foi derrame, que foi reportada em 77 de 125 pacientes. Desses, a maioria estava na faixa dos 60 anos, e grande parte foi causada por um coágulo sanguíneo no cérebro, conhecido como acidente vascular cerebral isquêmico.

O estudo também descobriu que 39 dos 125 pacientes apresentaram sinais de confusão ou mudanças no comportamento refletindo um estado mental alterado. Desses, 9 tiveram disfunção cerebral não especificada, conhecida como encefalopatia, e 7 tiveram inflamação do cérebro, ou encefalite.

Michael disse que as descobertas eram um importante passo preliminar para definir o efeito da Covid-19 sobre o cérebro. “Precisamos agora de estudos detalhados dos possíveis mecanismos biológicos, então poderemos explorar tratamentos em potencial”, disse ele.

Fonte: Agência Reuters


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão