Número de infecções por coronavírus no mundo passa de 4 milhões

Especialistas alertam que o número real de infecções é provavelmente bem maior, com baixas taxas de testes em muitos países distorcendo os dados.

Pessoas caminham de máscara em passarela na hora do rush em Bangkok, Tailândia, em 16 de março de 2020 (ilustrativa/PM)

Mais de 4 milhões de casos confirmados de coronavírus foram reportados em todo o mundo, de acordo com dados coletados pela Universidade Johns Hopkins, divulgou a rede BBC neste domingo (10).

Publicidade

O número de mortes também aumentou e agora situa-se a mais de 277 mil.

Os EUA continuam sendo o país mais afetado, contando por mais de um quarto dos casos confirmados e um terço das mortes.

Especialistas alertam que o número real de infecções é provavelmente bem maior, com baixas taxas de testes em muitos países distorcendo os dados.

As taxas diárias de mortes continuam a cair em algumas nações, incluindo Espanha, mas há preocupação de que relaxar restrições de lockdown poderia levar a uma “segunda onda” de infecções.

Além disso, governos estão se preparando para queda econômica, visto que a pandemia afeta mercados globais e redes de fornecimento.

Um oficial sênior chinês disse à mídia local que a pandemia foi um “grande teste” que havia exposto a fraqueza no sistema de saúde público do país. A rara admissão, do diretor da Comissão Nacional de Saúde, Li Bin, ocorre após críticas sustentadas no exterior sobre a resposta da China ao vírus.

Na semana passada, algumas medidas de lockdown começaram a ser relaxadas na Itália, que já foi epicentro global da pandemia. Os italianos puderam sair e visitar familiares em suas regiões.

A França registra seu menor número diário de mortes por coronavírus por mais de um mês, com 80 mortes ao longo das últimas 24 horas. Autoridades estão se preparando para relaxar as restrições a partir da segunda-feira (11), assim como o governo na vizinha Espanha.

Enquanto isso, lockdowns continuam em países como África do Sul, apesar de pedidos de partidos da oposição pelo encerramento.

Na Coreia do Sul, restrições renovadas estão sendo impostas a bares e clubes após uma série de transmissões ligadas a um distrito de entretenimento.

A Rússia também cancelou uma parada militar em Moscou, planejada como parte das celebrações do Dia da Vitória do país. Ao invés disso, o presidente Vladmir Putin organizou um evento moderado no sábado (9), colocando flores no memorial de guerra Chama Eterna.

Mas apesar de evidência científica, líderes de vários países continuaram a manifestar ceticismo sobre o vírus e a necessidade de lockdowns.

Na Bielorrússia, milhares de soldados marcharam para celebrar o Dia da Vitória, enquanto o presidente Alexander Lukashenko rejeitou pedidos por medidas mais rigorosas.

Frustrações em relação ao surto se tornaram violentas no Afeganistão, e pelo menos seis pessoas morreram durante combates entre manifestantes e forças da segurança.

A violência começou após manifestantes terem se reunido em Firozkoh, capital da província de Ghor, para reclamar da falha percebida do governo em ajudar os pobres durante a pandemia.

Fonte: BBC

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japão deve aprovar kits de teste rápido de coronavírus na quarta-feira

Publicado em 10 de maio de 2020, em Sociedade

A Fujirebio, fabricante do teste, disse que pode fornecer 200 mil kits por semana e expandirá a produção se houver mais demanda.

Profissional da saúde coloca no tubo amostra coletada com um tipo de cotonete de narina de paciente (ilustrativa/PM)

O Japão está decidido a aprovar na quarta-feira (13) kits de teste rápido para detectar em 15 a 30 minutos antígenos do novo coronavírus, visto que o país busca melhorar seu regime de testagem, disseram fontes do governo no sábado (9).

Publicidade

O governo cobrirá o novo teste sob o sistema de saúde pública do Japão, disseram fontes.

A Fujirebio, fabricante do teste, disse que pode fornecer 200 mil kits por semana e expandirá a produção se houver mais demanda.

Após a empresa sediada em Tóquio ter solicitado aprovação em abril, o ministro da saúde Katsunobu Kato disse ao parlamento na sexta-feira (8) que ele tomaria uma decisão “dentro da próxima semana”.

“Eles podem ser usados na frente médica. A fabricante disse que um número considerável (de kits) pode ser fornecido”, declarou Kato.

Testes de antígenos, os quais podem detectar proteínas únicas a um vírus, são amplamente usados para testes de influenza. Os médicos inserem um tipo de cotonete na narina de um paciente e têm os resultados no local.

Em contraste, os testes de reação em cadeia da polimerase (PCR) que são mais usados atualmente exigem o envio de amostras a laboratórios e espera de horas pelos resultados. Em alguns casos, os pacientes precisam aguardar 1 semana.

Entretanto, dizem que o teste de antígeno é menos preciso, e pacientes com quantidade limitada de vírus poderiam testar negativo.

“Cobriremos suas insuficiências com testes PCR e consideraremos como usá-lo na melhor combinação”, disse Kato.

Ele indicou que o novo teste é útil para pacientes que exigem atenção médica imediata, assim como aqueles que estão se preparando para passar por operações.

O primeiro-ministro Shinzo Abe também sugeriu usar o teste de antígeno antes dos PCRs.

Fonte: Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!