Covid-19: líderes mundiais prometem 8 bilhões de dólares para tratamentos e vacinas

Publicado em 5 de maio de 2020, em Notícias do Mundo

Cerca de 40 países e doadores participaram de uma cúpula online organizada pela UE. O Japão deve fazer uma doação de mais de $800 milhões.

Neste Artigo:
&nbspCovid-19: líderes mundiais prometem 8 bilhões de dólares para tratamentos e vacinas
(Imagem ilustrativa/PM)

Mais de $8 bilhões foram prometidos para ajudar a desenvolver uma vacina contra o coronavírus e financiar pesquisa sobre diagnóstico e tratamento da doença.

Publicidade

Cerca de 40 países e doadores participaram de uma cúpula online organizada pela União Europeia– UE.

A presidente da comissão da UE Ursula von der Leyen disse que o dinheiro ajudaria a começar uma cooperação global sem precedentes.

Ela disse que isso mostrou o valor real de união e humanidade, mas alertou que muito mais seria necessário nos dias à frente.

No total, mais de 30 países, junto com a UE e conselhos filantrópicos e institutos de pesquisa, fizeram doações.

Doadores também incluíram a cantora Madonna, que prometeu $1,1 milhão, disse Von der Leyen, que estabeleceu a iniciativa liderada por Bruxelas na sexta-feira (1º).

A Comissão Europeia prometeu $1 bilhão para financiar pesquisa sobre vacina. A Noruega correspondeu à contribuição da comissão e a França prometeu $500 milhões, assim como a Arábia Saudita e a Alemanha. O Japão deve fazer uma doação de mais de $800 milhões.

Os EUA e a Rússia não participaram. A China, onde o vírus se originou em dezembro, foi representada por seu embaixador para a UE.

Do valor levantado, $4,4 bilhões irão para o desenvolvimento de vacina, cerca de $2 bilhões para pesquisa por um tratamento e $1,6 bilhão para produção de testes, disse a UE.

Em seus comentários abertos na cúpula, Von der Leyen disse que todos devem se integrar para financiar “um esforço verdadeiramente global”.

“Acredito que 4 de maio marcará um momento decisivo em nossa luta contra o coronavírus porque hoje o mundo está se juntando”, disse ela.

“Os parceiros são muitos, a meta é uma: “vencer o vírus”.

Junto com a Comissão Europeia, a conferência está sendo coorganizada pelo Reino Unido, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Noruega e Arábia Saudita.

Dezenas de projetos de pesquisa tentando encontrar uma vacina estão atualmente em curso em todo o mundo.

Mesmo com mais comprometimento financeiro, levará tempo para saber quais poderiam funcionar e o quão bem.

A maioria dos especialistas acredita que poderia demorar até meados de 2021, cerca de 12 a 18 meses após o novo vírus ter emergido pela primeira vez, para uma vacina estar disponível.

Fonte: BBC


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão