China diz que EUA estão colocando as relações ‘à beira de uma nova Guerra Fria’

Desde o surto do vírus, o atrito entre as duas potências em relação ao comércio e direitos humanos vem sendo colocado a novos patamares.

O atrito de longo tempo entre as duas potências vem sendo colocado a novos patamares desde o surto do vírus (ilustrativa/PM)

Os Estados Unidos estão empurrando as relações com a China “à beira de uma nova Guerra Fria”, disse um ministro chinês no domingo (24), rejeitando as “mentiras” dos EUA em relação ao coronavírus enquanto diz que Pequim estava aberta a esforço internacional para encontrar sua origem.

Publicidade

Ao continuar o agravamento da guerra de palavras com Washington sobre a pandemia e uma medida de Pequim para apertar o controle sobre Hong Kong, o ministro de relações exteriores chinês Wang Yi disse que os EUA haviam sido infectados por um “vírus político” envolvendo números lá para atacar continuamente a China.

“Chegou ao nosso conhecimento de que algumas forças políticas nos EUA estão tomando as relações da China e Estados Unidos como reféns e colocando nossos países à beira de uma nova Guerra Fria”, disse Wang aos repórteres durante uma coletiva de imprensa na sessão parlamentar de uma semana que ocorre anualmente da China.

Atrito de longo tempo entre as duas potências em relação ao comércio, direitos humanos e uma série de outras questões, vem sendo colocado a novos patamares desde o surto do vírus.

Wang não identificou quais “forças” ele estava se referindo, mas o presidente Donald Trump levou crítica global à resposta inicial da China sobre a pandemia, o que causou mais de 340 mil mortes e massacre econômico no mundo.

Trump e membros de sua administração disseram que a China encobriu o surgimento do vírus no fim do ano passado e colocou em desordem sua resposta inicial.

A crítica de Washington foi amplamente vista nos EUA como uma tentativa de Trump em desviar a atenção das próprias falhas da Casa Branca em relação à Covid-19.

O ministro de relações exteriores da China Wang Yi (Wikimedia)

“Estigmatizando a China”

“Algumas figuras políticas nos EUA correram para rotular o vírus e politizar suas origens, estigmatizando a China”, disse Wang.

A maioria dos cientistas acredita que o vírus foi passado de animais para humanos após surgir na China, possivelmente em um mercado na cidade chinesa de Wuhan onde carnes de animais exóticos eram comercializadas.

Governos incluindo o dos EUA e da Austrália pediram nas últimas semanas uma investigação sobre as origens exatas do vírus.

A Organização Mundial da Saúde – OMS também pediu a Pequim que os convidasse para investigar a fonte, com a China propondo ao invés disso que a “resposta global” à Covid-19 devesse ser avaliada somente quando a pandemia acabar.

Fonte: Japan Times, AFP, Jiji

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Motorista que atropelou mulher em Tóquio testa positivo para estimulantes

Publicado em 25 de maio de 2020, em Crime

Polícia Metropolitana de Tóquio divulga que suspeita por ter atropelado mulher em acidente fatal testou positivo para estimulantes.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!