China anuncia ajuda 2 bilhões de dólares para combater pandemia de coronavírus

Publicado em 19 de maio de 2020, em Notícias do Mundo

A assembleia da OMS foi o mais recente sinal de tensão durante a pandemia e agravamento das relações entre EUA e China.

Neste Artigo:
&nbspChina anuncia ajuda 2 bilhões de dólares para combater pandemia de coronavírus
O presidente chinês Xi Jinping (PM)

Tensões rodeando a gestão global da pandemia de coronavírus surgiram na assembleia da OMS realizada na segunda-feira (18), com a China prometendo US$ 2 bilhões extras para lidar com a crise e os EUA culpando a organização por uma resposta falha que “custou muitas vidas”.

Publicidade

Falando através de vídeo, o presidente chinês Xi Jinping disse à 73ª Assembleia Mundial da Saúde que o pacote financeiro de seu país ajudaria “o andamento econômico e social” nos países em desenvolvimento afetados duramente pela Covid-19.

Isso contrasta com a ação do presidente Donald Trump de suspender doações para a OMS, o que significaria retroceder como a principal financiadora da organização. Ele acusa a OMS de ajudar a China a cobrir os estágios iniciais da pandemia e agravar sua propagação, o que a organização e Pequim negam.

Sendo realizada virtualmente pela primeira vez, a assembleia da OMS é oficialmente focada em cooperação internacional em vacinas, tratamentos e testes para combater o vírus.

A assembleia de segunda-feira foi o mais recente sinal de tensão durante uma pandemia que já matou mais de 300 mil pessoas em todo o mundo e causa um agravamento nas relações entre os EUA e a China.

Ao passo que Xi fez muitos elogios à OMS durante a cúpula de segunda-feira, o Secretário de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, Alex Azar, disse que a “falha da organização custou muitas vidas e não deve acontecer novamente”.

Azar acrescentou que a “OMS deve mudar e deve ser mais transparente. Precisamos de uma OMS mais eficaz agora”. Sem nomear a China diretamente, ele disse que houve “uma aparente tentativa de esconder esse surto por pelo menos um membro do estado”.

Na assembleia, 116 países até agora apoiaram um esboço de resolução que deve pedir por uma avaliação “imparcial, independente e compreensiva” da OMS durante essa epidemia. Ela também busca identificar a origem do vírus.

Xi disse que a OMS deveria liderar essa “revisão global” da resposta à pandemia – mas somente após o vírus “ter sido controlado”, o que poderia levar anos. Alguns especialistas acreditam que a OMS não deveria conduzir a investigação porque suas ações também precisam ser analisadas.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Gebreyesus, acolheu a resolução pedindo por uma investigação, e disse que uma “avaliação independente, imparcial e compreensiva” aconteceria “no momento apropriado o mais rapidamente possível”.

Gebreyesus vem sendo duramente criticado após ter esbanjado elogios à resposta de Pequim ao coronavírus, mesmo quando críticos disseram que havia evidência de que ela silenciou denunciantes e ocultou seus casos.

Em seu discurso de abertura, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, pediu por união entre as nações combatendo a pandemia, dizendo que a Covid-19 “deve ser um chamado de alerta” e uma oportunidade histórica de intensificar pesquisa e reduzir a desigualdade no acesso aos cuidados médicos.

Vários outros líderes de estado, incluindo Angela Merkel da Alemanha, Emmanuel Macron da França e Moon Jae-in da Coreia do Sul, fizeram aparições no vídeo, pedindo união global face à pandemia.

&nbspChina anuncia ajuda 2 bilhões de dólares para combater pandemia de coronavírus
Presidente Xi Jinping faz discurso na cerimônia de abertura da Assembleia Mundial da Saúde em 18 de maio de 2020 (YouTube/CGTN)
Fonte: NBC News


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!