Aumento de casos de crianças com doença de Kawasaki possivelmente ligados ao coronavírus

Na Europa e nos Estados Unidos houve aumento de crianças com a doença de Kawasaki e há preocupações sobre uma possível ligação com o novo coronavírus.

Criança internada em hospital (ilustrativa/PM)

Médicos na Europa e nos Estados Unidos vêm reportando um aumento nos casos de crianças que desenvolveram a doença de Kawasaki ou sintomas similares à rara síndrome inflamatória, com preocupações levantadas sobre uma possível ligação com o novo coronavírus, de acordo com reportagens das mídias locais.

Publicidade

A comunidade científica e autoridades nacionais não têm certeza se a doença febril aguda, que primariamente afeta crianças com idade inferior a 4 anos, foi causada pela Covid-19, e continuará atenta em monitorá-la.

A doença de Kawasaki, cuja causa é desconhecida e que é geralmente vista na Ásia, é associada com irritação e vermelhidão da esclera (parte branca dos olhos), línguas inchadas, erupções cutâneas e febre.

A doença pode limitar o fluxo sanguíneo ao coração e causar inflamação vascular, assim como enfarte do miocárdio. Ela geralmente é tratável, mas também poderia ser fatal.

No Reino Unido, cerca de 20 crianças foram identificadas com a doença de Kawasaki, mas nem todas elas testaram positivo para Covid-19, divulgou a BBC.

“É uma doença nova a qual acreditamos que pode ser causada por coronavírus e pelo vírus Covid-19. Não temos 100% de certeza porque algumas das pessoas que a contraíram não testaram positivo, então estamos realizando muita pesquisa agora, mas é algo com que estamos preocupados”, disse o secretário da saúde Matt Hancock ao LBC Radio, de acordo com uma reportagem da Reuters na terça-feira (28).

Em Bergamo, norte da Itália, que vem sendo especificamente afetada pela Covid-19, vinte crianças foram confirmadas com a doença de Kawasaki desde o fim de março. O número é cerca do equivalente ao total de casos ao longo de 3 anos.

Na França, há cerca de 15 crianças em hospitais parisienses com sintomas da doença de Kawasaki, disse Olivier Veran, ministro da saúde, à rádio France Info na quarta-feira (29).

Ele disse que “foi revelado que algumas das crianças na França e Reino Unido carregam o coronavírus”, e pediu mais dados da comunidade médica para ver se há uma ligação entre as duas doenças.

Nos Estados Unidos, uma bebê de 6 meses na Califórnia que foi internada em um hospital com doença de Kawasaki testou positivo para Covid-19, divulgou a Associated Press na terça-feira.

Entretanto, não está claro se as doenças tinham uma ligação causal ou são coincidências, disse Sonja Rasmussen, professor pediátrico, à agência de notícias.

A Reuters, enquanto isso, divulgou na quarta-feira que pelo menos 3 crianças nos Estados Unidos infectadas com o coronavírus estão sendo tratadas por causa de sintomas da doença de Kawasaki em Nova Iorque.

Mark Gorelik, especialista que está tratando as crianças no Centro Médico da Universidade de Columbia em Nova Iorque, teria dito à agência de notícias que ele acredita que os casos provavelmente não são a doença de Kawasaki, mas um processo similar compartilhado por ambos agentes infecciosos que causa uma resposta imune.

A Organização Mundial da Saúde – OMS pediu a sua “rede global de clínicos que fique em alerta para isso”, disse Maria Van Kerkhove, líder técnica da instituição para Covid-19, em uma coletiva de imprensa na quarta-feira.

“Há algumas descrições raras recentes de crianças em alguns países europeus que tinham essa síndrome inflamatória, que é similar à de Kawasaki, mas ela parece ser muito rara”, disse ela.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Imperador Naruhito marca primeiro ano de reinado

Publicado em 1 de maio de 2020, em Sociedade

O casal imperial Naruhito e Masako, no últimos meses, foi forçado a ficar longe dos olhos do público devido à epidemia do novo coronavírus.

Um ano do reinado de Naruhito (Wikimedia/flickr.com)

Nesta sexta-feira, 1º de maio, o imperador Naruhito marcou 1 ano desde sua ascensão ao Trono do Crisântemo, com ele a imperatriz Masako buscando seus papéis nos tempos modernos enquanto dão continuidade aos esforços de Akihito e Michiko para curar as feridas da guerra e desastres.

Publicidade

O último ano foi cheio de celebrações e cerimônias associadas com sua entronização, que marcou o início da era imperial Reiwa, embora nos meses recentes o casal imperial tenha sido forçado a ficar longe dos olhos do público devido à epidemia do novo coronavírus.

Após seu pai, o agora imperador emérito Akihito de 86 anos ter abdicado em 30 de abril de 2019, Naruhito ascendeu ao trono no dia seguinte.

O imperador de 60 anos se comprometeu a cumprir seu papel como “símbolo de estado e da união das pessoas do Japão”, como estabelecido na Constituição, enquanto “sempre volta seus pensamentos às pessoas e está ao lado delas”.

O imperador recebeu informações de especialistas em vários campos em relação aos efeitos do surto de coronavírus sobre a vida das pessoas.

Ele também se encontrou com o vice-presidente do painel de especialistas em doenças infecciosas do governo em 10 de abril para saber mais sobre a situação.

Naruhito disse esperar que as pessoas trabalhem juntas para conter o vírus e superem a atual crise

Fonte: Japan Today, NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!