OMS: mundo terá 1 milhão de casos confirmados de Covid-19 nos próximos dias

O vírus está causando impactos em quase todo canto do mundo, e o número de casos deve ultrapassar 1 milhão em qualquer dia desses, disse o chefe da OMS.

O chefe da OMS Tedros Adhanom Ghebreyesus (NHK)

Há poucos meses, grande parte do mundo estava alheia ao surto do novo coronavírus.

Publicidade

Mas agora o vírus está causando impactos em quase todo canto do globo, e o número de casos confirmados deve ultrapassar 1 milhão em qualquer dia desses, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus aos repórteres em 1º de abril.

“Como estamos entrando no 4º mês desde o início da pandemia de Covid-19, estou profundamente preocupado com o rápido agravamento e propagação global da infecção”, disse ele.

“Ao longo das 5 semanas passadas, testemunhamos um crescimento quase exponencial no número de novos casos alcançando quase todo país, território e área”, disse Tedros.

“O número de mortes mais que dobrou na última semana. Nos próximos poucos dias, chegaremos a 1 milhão de casos confirmados e 50 mil óbitos”.

Países em desenvolvimento precisam de suporte

Tedros enfatizou a necessidade para os países em desenvolvimento onde houve menos casos reportados – incluindo aqueles na África, América Central e América do Sul – terem suporte a fim de prevenir infecções e também evitar o colapso econômico, social e político que poderiam acompanhar surtos.

“É crucial garantirmos que esses países estejam bem equipados para detectar, testar, isolar, e identificar contatos”, disse Tedros. “Estou estimulado em ver que isso está ocorrendo em muitos países apesar de recursos limitados”.

Ele disse que pediu aos governos que coloquem medidas de bem-estar em curso para proteger populações vulneráveis. Um exemplo encorajador é a Índia, onde o primeiro-ministro anunciou um pacote de $24 bilhões, incluindo distribuição gratuita de alimentos, transferências de dinheiro e gás de cozinha gratuito pelos próximos 3 meses.

“Muitos países em desenvolvimento terão dificuldades para implementar programas de bem-estar social dessa natureza”, disse Tedros. “Para esses países, a redução das dívidas é essencial para permiti-los a cuidar de suas populações e evitar colapso econômico”.

Ele enfatizou que a OMS, junto com a UNICEF e a Federação Internacional da Cruz Vermelha, também lançaram novas diretrizes para ajudar países em desenvolvimento a adotarem práticas como distanciamento físico e rigorosa lavagem das mãos.

“As orientações recomendam que países estabeleçam estações para lavagem das mãos nas entradas de prédios públicos, escritórios, paradas de ônibus e estações de trem, e muitos países estão fazendo isso”, disse ele.

Tedros aplaudiu o agora em curso “experimento solidário” que até o momento inclui 74 países e está testando a segurança e eficácia de combinações de 4 medicamentos diferentes contra a Covid-19.

“Há 3 meses não sabíamos quase nada a respeito desse vírus. Coletivamente, aprendemos uma enorme quantidade todo dia, aprendemos mais”, disse ele. “A OMS está comprometida a atender todas as pessoas com a melhor evidência para proteger suas saúdes”.

Fonte: Business Insider

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Sujeira e incidentes levam prefeitura de Toyota fechar 2 parques para churrasco

Publicado em 2 de abril de 2020, em Sociedade

Os parques então disponíveis para acampamento e churrasco serão fechados por incidentes com morte e também reclamações.

Placa de proibido nadar e área para churrasco e camping na margem do rio (CBC TV)

Dois parques ao longo do Rio Yahagi, na cidade de Toyota (Aichi), foram fechados em 31 do mês passado, onde serviam de áreas para lazer, camping e churrasco. 

Publicidade

Segundo informações da prefeitura nos parques Yahagigawa Ikeshima e Yahagigawa Tokise, localizados nos bairros com mesmo nome, os usuários de acampamento e churrasco deixavam lixo nos locais. Além disso, vizinhos reclamavam do barulho nessas áreas e o número de usuários caiu.

Outro fator agravante foram as mortes de duas estudantes do primário em setembro do ano passado, no parque Ikeshima, por afogamento. Nos últimos três anos 6 pessoas morreram afogadas quando brincavam no rio, embora tivesse uma placa para não fazê-lo.

A prefeitura de Toyota planeja demolir os banheiros e centros de informações turísticas até o verão.

Os dois locais passarão a ser gerenciados pela província de Aichi, com campanhas de prevenção de acidentes aquáticos. 

Fonte: CBC TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!