OMS: mundo terá 1 milhão de casos confirmados de Covid-19 nos próximos dias

Publicado em 2 de abril de 2020, em Notícias do Mundo

O vírus está causando impactos em quase todo canto do mundo, e o número de casos deve ultrapassar 1 milhão em qualquer dia desses, disse o chefe da OMS.

Neste Artigo:
&nbspOMS: mundo terá 1 milhão de casos confirmados de Covid-19 nos próximos dias
O chefe da OMS Tedros Adhanom Ghebreyesus (NHK)

Há poucos meses, grande parte do mundo estava alheia ao surto do novo coronavírus.

Publicidade

Mas agora o vírus está causando impactos em quase todo canto do globo, e o número de casos confirmados deve ultrapassar 1 milhão em qualquer dia desses, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus aos repórteres em 1º de abril.

“Como estamos entrando no 4º mês desde o início da pandemia de Covid-19, estou profundamente preocupado com o rápido agravamento e propagação global da infecção”, disse ele.

“Ao longo das 5 semanas passadas, testemunhamos um crescimento quase exponencial no número de novos casos alcançando quase todo país, território e área”, disse Tedros.

“O número de mortes mais que dobrou na última semana. Nos próximos poucos dias, chegaremos a 1 milhão de casos confirmados e 50 mil óbitos”.

Países em desenvolvimento precisam de suporte

Tedros enfatizou a necessidade para os países em desenvolvimento onde houve menos casos reportados – incluindo aqueles na África, América Central e América do Sul – terem suporte a fim de prevenir infecções e também evitar o colapso econômico, social e político que poderiam acompanhar surtos.

“É crucial garantirmos que esses países estejam bem equipados para detectar, testar, isolar, e identificar contatos”, disse Tedros. “Estou estimulado em ver que isso está ocorrendo em muitos países apesar de recursos limitados”.

Ele disse que pediu aos governos que coloquem medidas de bem-estar em curso para proteger populações vulneráveis. Um exemplo encorajador é a Índia, onde o primeiro-ministro anunciou um pacote de $24 bilhões, incluindo distribuição gratuita de alimentos, transferências de dinheiro e gás de cozinha gratuito pelos próximos 3 meses.

“Muitos países em desenvolvimento terão dificuldades para implementar programas de bem-estar social dessa natureza”, disse Tedros. “Para esses países, a redução das dívidas é essencial para permiti-los a cuidar de suas populações e evitar colapso econômico”.

Ele enfatizou que a OMS, junto com a UNICEF e a Federação Internacional da Cruz Vermelha, também lançaram novas diretrizes para ajudar países em desenvolvimento a adotarem práticas como distanciamento físico e rigorosa lavagem das mãos.

“As orientações recomendam que países estabeleçam estações para lavagem das mãos nas entradas de prédios públicos, escritórios, paradas de ônibus e estações de trem, e muitos países estão fazendo isso”, disse ele.

Tedros aplaudiu o agora em curso “experimento solidário” que até o momento inclui 74 países e está testando a segurança e eficácia de combinações de 4 medicamentos diferentes contra a Covid-19.

“Há 3 meses não sabíamos quase nada a respeito desse vírus. Coletivamente, aprendemos uma enorme quantidade todo dia, aprendemos mais”, disse ele. “A OMS está comprometida a atender todas as pessoas com a melhor evidência para proteger suas saúdes”.

Fonte: Business Insider


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão