Nissan e Honda planejam demissões e licenças em fábricas nos EUA

Montadoras reduzem custos para combater paralisação econômica causada pelo coronavírus.

Nissan e Honda planejam demissões e licenças para milhares de trabalhadores nos EUA (PM)

A Nissan Motor deve demitir cerca de 10 mil trabalhadores em suas fábricas americanas inativas enquanto a Honda Motor está colocando mais da metade de seus funcionários nos EUA sob licença temporária, enquanto montadoras japonesas intensificam suas respostas à pandemia de coronavírus.

Publicidade

Quase toda a força de trabalho da Nissan nos EUA deve ser afetada pelas dispensas em fábricas de automóveis e motores no Tennessee e em uma planta de carros no Mississippi, soube o jornal Nikkei. O pagamento de salários também sofreu atrasos em algumas instalações.

A medida da Honda afeta 5 fábricas de montagem em Ohio, Alabama e outros estados. A montadora emprega um total de 20 mil trabalhadores nos EUA, dos quais mais de 10 mil serão colocados sob licença até o fim de abril.

As decisões mostram como uma desaceleração massiva na atividade econômica, ocasionada por lockdowns e outros cortes para tentar restringir a propagação do coronavírus, estão se alimentando através da real economia e aumentando os números de trabalhadores dispensados ou colocados sob licença.

A Nissan investiu pesadamente tanto no Tennesse, onde a companhia produz SUVs, sedans e elétricos, como no Mississippi, onde ela produz SUVs e veículos comerciais. Mas a produção nessas plantas estão suspensas desde 20 março em resposta ao surto de coronavírus.

Enquanto a Nissan inicialmente tenha decidido permanecer fechada até 6 de abril, com nenhum sinal do fim do surto, ela agora estendeu a paralisação até o fim do mês.

Os funcionários afetados não serão pagos pela Nissan após serem dispensados, embora pareça que a companhia os recontratará assim que as plantas reiniciarem a produção. Os trabalhadores receberão seguro desemprego até lá.

A Nissan também planeja dispensar grande parte de seus 6 mil funcionários em sua planta no Reino Unido e cerca de 3 mil trabalhadores em uma fábrica em Barcelona, na Espanha.

A Honda, que produziu 1,2 milhão de carros nos EUA em 2019, suspendeu a produção em suas fábricas no país em 23 de março. A montadora garantirá salários integrais até o domingo (12).

Na segunda-feira (13), a companhia instruirá os trabalhadores a solicitarem o seguro desemprego.

Fonte: Asia Nikkei

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Sobe para 4,5 mil casos até a manhã de quarta-feira

Publicado em 8 de abril de 2020, em Sociedade

O país amanhece com quase 4,5 mil casos na quarta-feira, com aumento de 241 testados positivos no dia anterior.

Infográfico: News Digest

No dia em que o governo decretou estado de emergência em Tóquio mais 6 províncias, na terça-feira (7), houve um aumento de mais de 200 testados positivo. 

Publicidade

Até a manhã de quarta-feira (8) o Japão registra 4.458 casos de pessoas com o novo coronavírus. Os governadores de cada uma dessas 7 províncias, incluindo a capital, reforçam o pedido de isolamento social, na medida do possível, para que a população se abstenha de sair de suas casas.

Já os governadores de outras províncias como Aichi e Mie já mandaram recado para as pessoas que se deslocam de Tóquio ou outras com grande número de casos, que tenham autocontrole para visitas. O de Mie ainda pediu para os residentes se absterem de visitar as 7 províncias.

Embora Aichi seja a quinta no país em número de casos não foi incluída nas de estado de emergência. O prefeito de Nagoia disse que vai trabalhar para incluir Aichi nessa lista.

O governador de Okinawa também deverá tomar medida em relação aos visitantes de outras províncias, assintomáticos ou com sintomas leves. Esses têm sido os transmissores do novo coronavírus.

Já tiveram alta 632 pessoas. Do total de casos 3.728 pessoas estão internadas, sendo 79 pacientes em estado grave. Mais 5 morreram, somando 98.

Veja os dados por província.

Região Província N.º Infectados Mortes
Norte/Nordeste
Hokkaido 196 9
Aomori 12
Miyagi 32
Yamagata 19
Akita 11
Fukushima 24
Kanto
Tochigi 20
Gunma 29 1
Ibaraki 77 2
Saitama 216 4
Chiba 292 1
Tóquio 1.195 31
Kanagawa 289 7
Hokuriku
Niigata 37
Ishikawa 55
Toyama 13
Fukui 65 2
Koshin
Nagano 14
Yamanashi 22
Tokai
Shizuoka 22
Aichi 259 21
Gifu 69 1
Mie 13
Kinki
Shiga 24
Quioto 145
Osaka 481 4
Hyogo 229 12
Nara 28
Wakayama 31 1
Chugoku
Okayama 12
Hiroshima 19
Yamaguchi 16
Shikoku
Tokushima 3
Kagawa 2
Ehime 23 1
Kochi 38
Kyushu/Sul
Fukuoka 199 1
Saga 11
Nagasaki 12
Kumamoto 22
Oita 35
Miyazaki 12
Kagoshima 3
Okinawa 34
Voos fretados da China 14
Funcionários do governo 84
TOTAL DENTRO JAPÃO 4.458 98
Cruzeiro Diamond Princess 712 11
TOTAL DO JAPÃO 5.170 109
Fontes: NHK, Tokai TV, CBC TV e News Digest

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!