Estado americano processa China pelos impactos do coronavírus

O estado do Missouri acusa a China de encobrir informação, silenciar delatores e fazer pouco para impedir a propagação da doença.

Aeroporto Internacional  St. Louis no Missouri, vazio por causa do coronavírus, em 23 de março de 2020 (PM)

Missouri, nos EUA, está processando o governo chinês e outras grandes instituições principais pelo papel que eles representaram na pandemia de coronavírus e os efeitos que ele teve no estado, acusando o país de encobrir informação, silenciar delatores e fazer pouco para impedir a propagação da doença, anunciou o procurador-geral Eric Schmitt na terça-feira (21).

Publicidade

Houve a confirmação de pelo menos 6.105 infectados com a Covid-19 no Missouri e 229 mortes, de acordo com números da Universidade Johns Hopkins.

Schmitt, em seu papel oficial como procurador-geral de Missouri, moveu a ação civil na corte federal no distrito do leste de Missouri.

O processo, o primeiro do tipo, afirma que “autoridades chinesas enganaram o público, suprimiram informações cruciais, prenderam delatores, negaram transmissão de pessoa para pessoa face à crescente evidência, destruíram pesquisa médica fundamental, permitiram milhões de pessoas ficarem expostas ao vírus e até ‘esconderam’ equipamento de proteção pessoal – portanto, causando uma pandemia global que foi desnecessária e evitável”.

Especialistas disseram que o processo enfrenta uma batalha ascendente porque a China é protegida pela imunidade soberana. A rede CNN entrou em contato com o governo chinês para comentários.

O processo de Missouri alega que enquanto a comunidade médica chinesa tinha indicações de transmissões do vírus entre humanos, elas não informaram à Organização Mundial da Saúde quando eles reportaram o surto pela primeira vez.

Ele também alega que líderes chineses fizeram pouco para reduzir a propagação do vírus, permitindo ainda que milhares de pessoas viajassem de e para Wuhan.

“Em meados de janeiro, em ou por volta de 16, apesar de saber dos riscos de fazer isso, líderes de Wuhan organizaram um jantar para 40 mil residentes, aumentando a propagação em potencial do vírus”, diz.

O processo também sublinha como oficiais inicialmente repreenderam profissionais da saúde que postaram informação sobre o vírus, incluindo o Dr. Li Wenliang, que foi acusado pela polícia de Wuhan de causar alarme com rumores após compartilhar informação sobre uma nova doença com o grupo de ex-alunos de sua escola médica. Wenliang morreu em decorrência do cornavírus.

O estado também alega que a China escondeu equipamento de proteção pessoal enquanto encobria o surto e que as pequenas quantidades que eles liberaram eram “defeituosas”.

Essas, dentre outras ações tomadas por oficiais chineses, tiveram um dano massivo sobre a vida humana e saúde e levou a “enormes” interrupções econômicas em todo o mundo, de acordo com o processo.

Fonte: CNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

P&G Japan doará 1 milhão de máscaras a hospitais

Publicado em 23 de abril de 2020, em Sociedade

As máscaras serão doadas a hospitais que tratam pacientes da Covid-19 em Kobe e Tóquio. Os dois lugares têm alto registro de casos da doença.

Várias máscaras cirúrgicas (ilustrtaiva/PM)

A Procter & Gamble Japan disse na quarta-feira (22) que doará 1 milhão de máscaras a instituições médicas para dar suporte a suas batalhas contra o novo coronavírus.

Publicidade

Sediada em Kobe (Hyogo), a unidade da gigante de bens de consumo dos EUA, a Procter & Gamble, fornecerá os itens a hospitais que tratam pacientes infectados pela Covid-19, na cidade e em Tóquio em meio à escassez.

As entregas começarão em meados de maio. Hyogo e Tóquio têm um grande número de pacientes infectados.

A P&G Japan também forneceu 100 litros de etanol de uso industrial a instituições médicas para ser usado como desinfetante.

Em uma ação separada, a gigante dos maquinários Hitachi doará um total de cerca de 110 mil respiradores N95 e outras máscaras de alta performance, e cerca de 400 mil do tipo cirúrgicas a instalações médicas.

Fonte: Jiji

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!