Ciclone tropical atinge Vanuatu em meio a estado de emergência por coronavírus

Fotos compartilhadas online pelo Escritório Ásia Pacífico da Cruz Vermelha mostraram imagens de devastação na ilha.

File:Cyclone Harold rapid intensification.gif

Ciclone Harold se intensificando em 3 de abril de 2020 (Wikimedia/National Hurricane Center)

Vanuatu foi atingida por uma das mais fortes tempestades a tocar o solo na pequena nação do Pacífico, forçando o governo a suspender medidas de distanciamento social devido ao coronavírus.

Publicidade

O ciclone tropical Harold carregava ventos de até 250Km/h e estava se aproximando da intensidade de um furacão categoria 5, tornando-o a mais forte tempestade a atingir Vanuatu em 5 anos e a mais forte a tocar o solo na maior ilha da nação, Espírito Santo.

O Harold atingiu Espírito Santo na segunda-feira (6) e então se deslocou para sudeste ao longo da ilha de Pentecostes. O ciclone tomou ainda mais força durante o dia, com ventos aumentando para 270Km/h, com rajadas de até 300Km/h.

Fotos compartilhadas online na terça-feira (7) pelo Escritório Ásia Pacífico da Cruz Vermelha mostraram imagens de devastação na ilha, incluindo árvores caídas e inundações.

A ventania nas ilhas de Vanuatu diminuiria na terça-feira, já que a tempestade se distancia da nação.

O governo de Vanuatu declarou estado de emergência em 26 de março por causa da pandemia de coronavírus, suspendendo voos de entrada e saída. De acordo com o ministério de relações exteriores, o último voo internacional partiu em 21 de março.

O país ainda não registrou qualquer caso confirmado do vírus, mas encontros sociais com mais de 5 pessoas foram proibidos, lares, bares e restaurantes foram ordenados a fechar até as 19h30 e o transporte público deve encerrar as atividade às 21h.

O escritório de gestão nacional de desastres de Vanuatu disse que restrições não seriam aplicadas àqueles que buscam instalações seguras ou centros de evacuação por causa da tempestade.

O ciclone Harold deve continuar a se mover a sudeste ao longo das próximas 36 a 48 horas e deve passar perto de Fiji, potencialmente trazendo ventos com força de furacão à ilha mais populosa de Viti Levu, no sul, na quarta-feira (8).

Fonte: CNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Policial penal é infectado e presos isolados em Osaka

Publicado em 7 de abril de 2020, em Crime, Sociedade

Um policial penal testou positivo e os detidos que tiveram contato com ele foram isolados para observação.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!