Médicos nos EUA dizem que perda de olfato pode ser sintoma de Covid-19

Sabe-se há muito tempo na literatura médica que uma perda de olfato repentina, ou anosmia, pode ser associada a certas infecções respiratórias.

Perda do senso de olfato e paladar podem ser sintomas de Covid-19, segundo médicos nos EUA (ilustrativa/PM)

Médicos nos Estados Unidos pediram no domingo (22) que as perdas do senso de olfato e de paladar sejam adicionadas à “lista de ferramentas de verificação” para Covid-19.

Publicidade

A Academia Americana de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço disse que sintomas de anosmia, ou perda do senso de olfato, e disgeusia, ou perda do paladar, deveriam ser usados para identificar possíveis infecções por Covid-19.

“A anosmia, em particular, vem sendo observada em pacientes que testam positivo para coronavírus com nenhum outro sintoma”, de acordo com uma declaração no site da academia.

Esses sintomas “justificam consideração séria para autoisolamento e testes para esses indivíduos”, continua a declaração.

A academia fez seu anúncio após a ENT UK, uma organização profissional que representa cirurgiões especialistas em ouvido, nariz e garganta no Reino Unido, ter dito em uma declaração separada em seu site no domingo que a anosmia poderia ser outro sintoma de infecção do novo coronavírus.

Sabe-se há muito tempo na literatura médica que uma perda de olfato repentina, ou anosmia, pode ser associada a certas infecções respiratórias.

“Como anteriormene descrito, acredita-se que os coronavírus contem por 10 a 15 por cento dos casos. Portanto, talvez, não seja surpresa que o novo vírus Covid-19 também causaria anosmia em pacientes infectados”, disse a declaração da ENT UK.

“Já há boa evidência da Coreia do Sul, China e Itália que números significantes de pacientes com infecção provada por Covid-19 desenvolveram anosmia”, disse a declaração.

“Na Alemanha é reportado que 2 em 3 casos confirmados têm anosmia. Na Coreia do Sul, onde testes foram mais disseminados, 30% dos pacientes que testaram positivo tinham a condição como seu principal sintoma presente”.

Desordens de olfato e paladar são tipicamente tratadas por um otorrinolaringologista. Uma avaliação de uma desordem de olfato normalmente incluiria um exame físico dos ouvidos, nariz e garganta, uma revisão de seu histórico de saúde e um teste de olfato, dentre outras análises.

No geral, “acredito que estamos tendo um pouco mais de conhecimento sobre os tipos de sintomas que os pacientes podem ter”, disse o chefe médico correspondente do CNN Sanjay Gupta ao New Day na manhã de segunda-feira (23).

“Inicialmente acreditava-se que isso era quase unicamente respiratório”, disse ele, acrescentando que “febre, tosse e dificuldade para respirar” ainda parecem ser os sintomas prevalentes de Covid-19.

Fonte: CNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Com aumento surpreendente em Tóquio, quadro do Covid-19 passa de 1,3 mil

Publicado em 26 de março de 2020, em Sociedade

Ocorreu uma infecção explosiva do coronavírus em Tóquio, com mais os aumentos em outras províncias, a soma passa de 1,3 mil no Japão.

Atualização às 7h de quinta-feira (PM)

O quadro das pessoas infectadas até as 7h de quinta-feira (26) mostra que são 1.307, excluindo as do navio Diamond Princess. 

Publicidade

Também houve aumento no número de vítimas fatais, passando para 45. Atualmente são 952 pacientes e 310 pessoas já tiveram alta hospitalar. 

Foram constatados novos casos em Hokkaido,Tochigi, Gunma, Saitama, Chiba, Tóquio passa para 212, Kanagawa, Niigata, Fukui, Nagano, Gifu, Aichi, Quioto, Osaka, Hyogo, Fukuoka, Nagasaki, Kumamoto, Oita e em funcionários do governo.

Governadora de Tóquio informa “nível crítico”

A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, fez um pronunciamento tarde da noite para informar sobre a infecção explosiva ocorrida na região metropolitana. Foram 41 novos casos em um único dia, na quarta-feira (25). Informou que 11 das 41 pessoas são pacientes e profissionais de saúde de um hospital de Taito, onde 4 casos de infecção foram confirmados com enfermeiros e pacientes até o dia 24.

Governadora de Tóquio em pronunciamento na noite de 4.ª feira (NHK)

Além desses, 5 são pessoas que voltaram do exterior e das 13 ainda não se sabe onde ocorreu o contágio. As demais 12 são de pessoas que têm familiares atestados positivo.

Pede para população evitar sair

“Para evitar que ocorra outra infecção explosiva a cooperação dos cidadãos é muito importante. Por favor, compreendam que a situação chegou ao nível crítico”, declarou a governadora. 

Foram tomadas medidas para adiar ou cancelar eventos em grande escala em Tóquio, e até 12 de abril pediu à população que trabalhe em casa o máximo possível nos dias da semana e evite sair à noite.

Além disso pediu para evitar sair no final de semana, a menos que seja por um motivo urgente.

Aos que retornaram do exterior pediu para ficarem em casa por 14 dias e às universidades e colégios solicitou adiar o início das aulas do novo semestre.

Quadro da infecção pelo Covid-19 por província.

Região Província N.º Infectados Mortes
Norte/Nordeste
Hokkaido 167 7
Aomori 6
Miyagi 1
Akita 2
Fukushima 2
Kanto
Tochigi 10
Gunma 14 1
Ibaraki 10
Saitama 60 1
Chiba 53
Tóquio 212 5
Kanagawa 87 4
Hokuriku
Niigata 29
Ishikawa 8
Fukui 3
Koshin
Nagano 5
Yamanashi 4
Tokai
Shizuoka 3
Aichi 154 18
Gifu 12
Mie 9
Kinki
Shiga 5
Quioto 31
Osaka 149 2
Hyogo 119 6
Nara 9
Wakayama 17 1
Chugoku
Okayama 1
Hiroshima 3
Yamaguchi 5
Shikoku
Tokushima 1
Kagawa 1
Ehime 3
Kochi 12
Kyushu/Sul
Fukuoka 9
Saga 1
Nagasaki 2
Kumamoto 8
Oita 25
Miyazaki 3
Okinawa 5
Voos fretados da China 14
Funcionários do governo 33
TOTAL DENTRO JAPÃO 1.307 45
Cruzeiro Diamond Princess 712 10
TOTAL DO JAPÃO 2.019 55
Fontes: NHK e News Digest

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!