Governo resgata japoneses e dois peruanos do Peru por causa do bloqueio

Do total de 260 que ficaram impedidos de sair do Peru por causa do bloqueio ordenado pelo governo local, o Japão trouxe uma parte de volta em voo fretado.

Imagem ilustrativa de aeronave (PxHere)

Por conta do bloqueio estabelecido pelo governo do Peru em 26 deste mês, em meio à disseminação do novo coronavírus, cerca de 260 japoneses ficaram impedidos de deixar o país. Grande parte estava fazendo turismo em Machu Picchu. 

Publicidade

O governo japonês fretou 2 aviões para trazê-los de volta. No primeiro voo foram 133 japoneses. 

Essa operação só se tornou possível graças à cooperação do governo taiwanês, informou Yoshihide Suga, Secretário Geral do Gabinete, na segunda-feira (30), para o qual enviou palavras de agradecimento. Foi uma operação conjunta entre uma agência de viagens japonesa e Taiwan para conseguir as duas aeronaves, pois no primeiro voo fretado havia cidadãos taiwaneses também.

Em um dos voos dois estudantes de nacionalidade peruana, com visto permanente no Japão, foram exceções para serem resgatados. Um deles estava no seu país natal para uma pesquisa da universidade, por isso, insistiu para retornar junto com os cidadãos japoneses.

Os voos partiram no domingo (29) via México, depois Estados Unidos, para chegar no Japão na terça-feira (31). 

Fontes: Mainichi e Nishi Nippon

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Homi Danchi: das pichações à arte no espaço comunitário

Publicado em 31 de março de 2020, em Comunidade

Um espaço comunitário dentro do conjunto habitacional em Toyota se transformou das pichações à arte, trazendo alegria e integração.

Espaço ficou alegre e convidativo para os residentes se reunirem (Sankei)

No conjunto habitacional de Toyota (Aichi), o Homi Danchi, 70% dos residentes são estrangeiros, sendo que os brasileiros são maioria. O espaço comunitário chamado de Ikoi no Ba (憩いの場), situado no prédio 25, se transformou.

Publicidade

Era cheio de pichações, tanto nas paredes quanto no teto, mas ganhou uma roupagem artística, colorida e alegre.

Antes tinha pichações nas paredes e teto (Chunichi Shimbun)

Com uma força-tarefa conjunta entre 10 artistas e colaboração dos residentes o teto ganhou uma atmosfera japonesa, enquanto as paredes têm pessoas alegres em cenários que representam o Brasil, representando a integração entre os povos.

Segundo Kiyoe Ito, 62, da ONG Torcida, antes era um local escuro e medonho onde as pessoas não queriam estar. Teve a ideia de convidar os artistas para renová-lo. Assim, no domingo (29) os artistas e os residentes se reuniram para comemorar a estreia da intitulada Sala de Arte.

A expectativa é de que a partir dessa repaginada transforme-se em um espaço de intercâmbio entre os residentes japoneses e estrangeiros, disse Kiyoe. 

Motivos japoneses no teto e brasileiros nas paredes (Chunichi Shimbun)

Fontes: Sankei e Chunichi Shimbun

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!