G20 deve injetar 5 trilhões de dólares na economia global para combater o coronavírus

Os líderes do G20 disseram que se empenharam durante uma cúpula em videoconferência para implementar e bancar todas as medidas de saúde necessárias a fim de impedir a propagação do vírus.

Cúpula do G20 em Osaka no ano de 2019 (Wikimedia)

Líderes do G20 prometeram na quinta-feira (26) injetar 5 trilhões de dólares em gastos fiscais na economia global para conter o impacto do coronavírus e “fazer o que for preciso para vencer a pandemia”.

Publicidade

Mostrando mais união do que em qualquer época desde a crise financeira de 2008-2009 que levou à criação do G20, os líderes disseram que se empenharam durante uma cúpula em videoconferência para implementar e bancar todas as medidas de saúde necessárias para impedir a propagação do vírus.

Em uma declaração contendo a linguagem mais conciliatória no comércio em anos, os líderes do G20 prometeram garantir o fluxo de suprimentos médicos vitais e outros produtos em todas as fronteiras e para remediar interrupções em redes de fornecimento.

Visto que muitos países decretam proibições de exportação de suprimentos médicos, os líderes do G20 disseram que coordenariam resposta para evitar interferência desnecessária.

Os líderes do G20 também manifestaram preocupação com os riscos a países frágeis, notavelmente na África, e populações como refugiados, reconhecendo a necessidade de aumentar a rede segurança financeira global e sistemas de saúde nacionais.

A Arábia Saudita, atual líder do G20, pediu a cúpula em vídeo em meio a críticas anteriores em relação à lenta resposta do grupo à doença. A Covid-19 infectou mais de 470 mil pessoas em todo o mundo, matou mais de 21 mil e deve causar uma recessão global.

O grupo prometeu medidas nacionais de gastos totalizando 5 trilhões de dólares – uma quantia igual àquela assegurada em 2009 – junto com liquidez em grande escala, esquemas de garantia de crédito e outras medidas econômicas.

O G20 é um grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia.

Fonte: Agência Reuters

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

‘Há alimentos suficiente’, alerta governo pedindo para não estocar

Publicado em 27 de março de 2020, em Sociedade

Governo e associação dos supermercados informam que há estoque de alimentos o suficiente e pede para a população agir com calma.

Supermercado japonês (PxHere)

Yoshihide Suga, secretário-geral do Gabinete, fez um pronunciamento na quinta-feira (26) para pedir à população que não faça estoque por uma semana ou duas, pois “há alimentos suficiente”. 

Publicidade

Desde a noite de quarta-feira tem se observado um grande número de pessoas fazendo filas nos caixas com carrinhos cheios, com medo de faltar comida nesses dois dias de freio para sair nas 5 províncias de Kanto-Koshin. 

Informou que os supermercados contam com dobro e até o triplo de estoque, portanto, pede para não fazer compra em demasia e acumular. 

Infográfico publicado pelo MAFF, com acréscimo da tradução em português (MAFF)

“Como temos suprimento suficiente de mantimentos, solicitamos que compre os produtos com tranquilidade e calma”, disse.

Esse pedido é para evitar pânico, o qual é desnecessário, já que a Associação dos Supermercados também informou que há o suficiente.

Governo faz a sua parte e a população colabora

Atualmente, o governo está avaliando se instala situação de emergência para manter a continuidade do emprego e dos negócios com a mais alta prioridade na prevenção da propagação da infecção e, também, tomar medidas drásticas para restaurar a atividade econômica no futuro. 

Por enquanto lançou força-tarefa para vencer esse desafio da disseminação do novo coronavírus.

O que cada um da população pode fazer diante do quadro é lavar bem e com frequência as mãos e cumprir com a etiqueta da tosse e espirro para evitar contágio. Toque sobre a imagem para vê-la maior em PDF, da página do governo. Caso queira ver o outro sobre etiqueta da tosse toque aqui.

Fontes: Kantei, MAFF, Mainichi e NLab

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!