EUA podem se tornar o próximo ‘epicentro do coronavírus’, diz OMS

Alguns oficiais do estado e locais dos EUA denunciaram falta de ação federal coordenada para lidar com a propagação do coronavírus.

Placa de cinema nos EUA exibe 3 regras básicas para evitar infecção por coronavírus: distância social, lavar as mãos e limpar superfícies (ilustrativa/PM)

Os Estados Unidos poderiam se tornar o epicentro global da pandemia do novo coronavírus, disse a Organização Mundial da Saúde – OMS na terça-feira (24), enquanto a Índia anunciou um isolamento total no segundo país mais populoso do mundo.

Publicidade

O vírus altamente contagioso fez com que regiões inteiras fossem colocadas em isolamento.

Em alguns lugares soldados estão patrulhando as ruas para manter os consumidores e trabalhadores em casa, causando a suspensão de serviços e produção e interrompendo redes de fornecimento.

“A crise de saúde global está se transformando em uma recessão global, visto que há uma tensão clara entre evitar infecções e arruinar a economia”, disse Edoardo Campanella, economista no UniCredit Bank em Milão.

Casos confirmados de coronavírus em todo o mundo excederam 377 mil em 94 países e territórios desde a terça-feira (24), de acordo com uma pesquisa da agência Reuters, mais de 16,5 mil deles fatais.

Em Genebra, a porta-voz da OMS, Margaret Harris, disse que as infecções nos EUA haviam aumentado acentuadamente.

Nas últimas 24 horas, 85 por cento dos novos casos estavam na Europa e Estados Unidos, e desses, 40 por cento estavam no segundo citado.

Desde a segunda-feira (23), o vírus havia infectado mais de 42 mil pessoas nos EUA, causando a morte de pelo menos 559.

Questionado se os EUA poderiam se tornar o novo epicentro, Harris disse: “estamos agora observando uma grande aceleração no número de casos no país. Então, ele tem esse potencial”.

Alguns oficiais do estado e locais dos EUA denunciaram falta de ação federal coordenada, dizendo que ter localidades agindo por conta própria as colocaram em competição por suprimentos.

O presidente Donald Trump reconheceu a dificuldade.

“O mundo do mercado para máscaras cirúrgicas e ventiladores está perturbado. Estamos ajudando os estados a receberem equipamentos, mas não é fácil”, tuitou Trump.

Fonte: Agência Reuters

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Forte terremoto na Rússia, de 7,8, gera alerta de tsunami

Publicado em 25 de março de 2020, em Notícias do Mundo

Ocorreu um terremoto na Rússia com magnitude preliminar de 7,8 segundo o USGS, o que gerou alerta de tsunami no Japão.

Costa do Pacífico com alteração do nível do mar por causa do terremoto (News Digest)

O terremoto na Rússia, de magnitude preliminar de 7,8, segundo o USGS-Serviço Geológico dos Estados Unidos, foi à 1h49 de quarta-feira no horário local ou 11h49 no Japão. 

Publicidade

Ponto em vermelho indica o epicentro do terremoto nas Ilhas Curilas (Google)

O epicentro foi a costa 218 quilômetros ao sudeste de Severo, nas Ilhas Curilas da Rússia, a 56 quilômetros de profundidade.

O Centro Nacional de Alerta de Tsunami dos EUA disse que analisa o evento e que poderá ocorrer tsunami a 1.000 Km do local.

Mas às 12h15 foi dado alerta de ligeira flutuação no nível do mar (tsunami), inclusive na costa do Pacífico no Japão. A informação é de que essa ligeira flutuação poderá continuar por 1 dia, sem danos no país, segundo a NHK. 

Fontes: News Digest, Yahoo! e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!