OMS eleva risco global do coronavírus para o nível mais alto

Publicado em 29 de fevereiro de 2020, em Notícias do Mundo

A avaliação de risco global está agora no mesmo nível do nível de risco da China, onde números massivos de casos de infecção e mortes foram reportados.

Neste Artigo:
&nbspOMS eleva risco global do coronavírus para o nível mais alto
Turistas e funcionários usam máscara no Aeroporto Internacional de U-Tapao na Tailândia (ilustrativa/PM)

A Organização Mundial da Saúde – OMS elevou na sexta-feira (28) sua avaliação de risco global sobre o novo coronavírus, Covid-19, que se originou na China, para o nível mais alto, mas parou de declará-lo pandemia, dizendo que ainda há uma chance de conter a doença.

Publicidade

“Aumentamos agora nossa avaliação do risco de propagação e do risco de impacto do Covid-19 para um muito alto a nível global”, disse o diretor-geral da OMS Tedros Ghebreyesus em uma coletiva de imprensa, referindo-se à doença que se espalhou para cada continente com exceção da Antártida.

A avaliação de risco global está agora no mesmo nível do nível de risco da China, onde números massivos de casos de infecção e mortes foram reportados e cuja cidade central de Wuhan, epicentro do coronavírus, foi isolada. A medida a OMS ocorreu cerca de 1 mês após ela declarar o surto do vírus uma emergência global.

Ao decidir não usar a palavra “pandemia” nesse ponto, a OMS enfatizou que o vírus ainda pode ser contido com medidas apropriadas e coordenação internacional.

“A maioria dos casos ainda pode ser traçada para saber de contatos ou aglomerados de casos. Não vemos evidência ainda de que o vírus esteja se espalhando livremente em comunidades”, disse o diretor-geral. “Se isso for o caso, ainda temos a chance de conter esse vírus”.

De acordo com dados da OMS, mais de 82 mil pessoas foram infectadas com o vírus, deixando mais de 2,8 mil mortos em todo o mundo excedendo o impacto do coronavírus SARS de 2002-2003 que acometeu 8.098 pessoas e causou a morte de 774 globalmente.

Além do volume de casos na China, o número confirmado de infectados continua aumentando em muitos países incluindo Irã, Itália, Japão e Coreia do Sul. Preocupações crescem, visto que mais infecções são reportadas envolvendo pessoas que nunca estiveram na China ou não tiveram contato com alguém que esteve.

A OMS vem divulgando um relatório da situação diária sobre o coronavírus desde o fim de janeiro, em que ela diz que o risco era “muito alto” na China e “alto” tanto no nível regional como global.

Fonte: Mainichi


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão