Mundo se prepara para pandemia de coronavírus; recessão global prevista

Não há cura para o coronavírus, que pode causar pneumonia, e o desenvolvimento de uma vacina pode levar até 18 meses.

Passageiros de avião usando máscaras (ilustrativa/PM)

Esperanças de que o Covid-19 seria contido à China desapareceram na sexta-feira (28), visto que infecções se espalham rapidamente em todo o mundo, países começaram a estocar equipamentos médicos e investidores esperam uma recessão global.

Publicidade

Preços de ações estavam no caminho para a pior semana desde a crise financeira global em 2008, visto que interrupções relacionadas ao vírus a viagens internacionais e redes de fornecimento alimentaram temores de recessão nos EUA e na zona do euro.

“Mercados estão votando e dizendo que eles acham que os EUA estão no caminho da recessão”, disse Chris Rupkey, economista chefe na MUFG em Nova Iorque.

“E francamente nesse estágio após desacelerações relacionadas ao coronavírus em planos de viagem que domaram a rede de fornecimento global à parte, será um milagre se evitarmos uma recessão”.

A China continental – onde o vírus se originou em dezembro do ano passado – reportou 327 novos casos na sexta-feira, o menor desde 23 de janeiro.

Mas com novas infecções reportadas em todo o mundo agora ultrapassando aquelas na China, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde – OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que mesmo as nações ricas devem se preparar.

“Nenhum país deve presumir que não terá casos, isso seria um erro fatal, bem literalmente”, disse Tedros, apontando para a Itália, onde 17 pessoas morreram no pior surto da Europa.

Uma pesquisa da Reuters mostrou que quase 10 países reportaram seus primeiros casos nas últimas 24 horas.

Estoque médico

Além de estocagem de suprimentos médicos, governos ordenaram que escolas fechassem e cancelaram muitas aglomerações, incluindo eventos esportivos, para tentar deter a propagação da doença conhecida como Covid-19.

Na Europa, o número de casos reportados na França dobrou, a Alemanha alertou sobre uma iminente epidemia e a Grécia, um portal de entrada para refugiados do Oriente Médio, anunciou controles de fronteira mais rigorosos.

“Temos uma crise na nossa frente. Uma epidemia está a caminho”, disse o presidente francês Emmanuel Macron.

O número de pessoas que testaram positivo para a doença na Itália aumentou em mais de 200, para 650. A Alemanha tem cerca de 27 casos, a França cerca de 18 e a Espanha 15.

Tedros disse a repórteres em Genebra que o Irã, Itália e Coreia do Sul estavam em um “ponto decisivo” em seus esforços para evitar um surto de maior proporção.

O banco de investimento dos EUA- BofA cortou sua previsão de crescimento mundial para o nível mais baixo desde o pico da crise financeira, e a agência de classificação Moody’s disse que uma pandemia de coronavírus causaria recessões globais e nos EUA na primeira metade do ano.

Conhecer desconhecidos

Há preocupação particular em relação a um caso no Japão em que uma mulher testou positivo para o vírus pela segunda vez. Segundos testes positivos também vêm sendo reportados na China e poderiam implicar que contrair a doença não confere imunidade.

Cientistas alertaram que muita coisa continua desconhecida sobre o vírus, incluindo quanto tempo ele pode sobreviver sobre superfícies.

Hong Kong colocou em quarentena um cão de estimação de uma paciente de coronavírus após o animal ter resultado “positivo fraco” para o vírus, mesmo ele não tendo apresentado qualquer sintoma. Testes adicionais seriam conduzidos para confirmar se o cão foi infectado.

O diretor do Centro de Controle e Prevenção para Doenças Infecciosas dos EUA – CDC, Robert Redfield, disse que a agência estava avaliando quanto tempo o coronavírus poderia ser infeccioso sobre superfícies.

“Sobre cobre e aço é bem típico, é bem possível por cerca de 2 horas”, disse Redfield em uma audiência da Casa dos Representantes. “Mas eu direi que sobre outras superfícies – papelão ou plástico – é bem mais tempo, então estamos olhando para isso”.

Ele disse que infecções contraídas de superfícies ao invés do ar poderiam ter contribuído para o surto no navio de cruzeiro Diamond Princess no Japão, onde cerca de 700 passageiros e tripulação foram infectados.

Futuro das Olimpíadas de Tóquio

O Japão deve sediar as Olimpíadas de Tóquio em julho, mas o chefe do programa de emergência da OMS, Mike Ryan, disse que discussões estavam sendo realizadas com organizadores sobre se elas deveriam seguir em frente.

O coronavírus provocou caos na aviação global e no turismo, visto que aéreas cancelam voos, países proíbem entrada de visitantes de países com grande número de infectados e passageiros preocupados cancelam viagens.

Ryan da OMS disse que o surto no Irã pode ter sido pior do que o percebido. O país tem o maior número de mortes fora da China, com 26, sugerindo que provavelmente há mais casos do que os 245 reportados, o qual inclui alguns altos oficiais.

Agências de inteligência dos EUA estão monitorando a propagação global do coronavírus, incluindo Irã e Índia onde somente poucos casos foram reportados, disseram fontes familiares com o assunto.

Até agora o vírus atingiu principalmente a China, com cerca de 80 mil infecções e quase 2,8 mil mortes, de acordo com números oficiais chineses. O vírus se espalhou para outros 46 países, onde cerca de 3,7 mil casos e 57 mortes foram reportadas, de acordo com a OMS.

Não há cura para o coronavírus, que pode causar pneumonia, e o desenvolvimento de uma vacina pode levar até 18 meses.

Fonte: Agência Reuters

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Peach e outras companhias aéreas reduzem ou suspendem voos

Publicado em 28 de fevereiro de 2020, em Sociedade

Muitas das companhias aéreas tiveram que reduzir ou suspender voos, tanto domésticos como internacionais. Veja a situação.

Aeronave no pôr do sol (Public Domain Pictures)

A LCC Peach Aviation informou na quinta-feira (27) sobre a redução de mais linhas além de suspensão de alguns dos voos, no total de 18, por causa do aumento de casos de infecção pelo novo coronavírus. 

Publicidade

Os voos serão reduzidos em quatro rotas: os que partem de Narita, KIX e Okinawa para Taipei, capital de Taiwan e do KIX para Seul, capital da Coreia do Sul. 

As rotas dos voos temporariamente suspensas são as de Sapporo, Sendai, Fukuoka e Haneda para Taipei, as que partem de Narita, KIX e Naha para Kaohsiung, também em Taiwan.

Também os voos com destino a Seul pelos aeroportos de Haneda e Naha. Igualmente o que parte de Naha para Bangkok e o do KIX para Hong Kong. 

A previsão é até 28 de março, totalizando 1.294 voos suspensos ou reduzidos. 

A Peach informa que para quem já fez as reservas fará o reembolso ou solicita que transfira a data. 

Outras companhias aéreas 

A JAL-Japan Airlines também informou através de sua página web que até 28 de março há voos suspensos ou reduzidos. Para quem deseja transferir a data ou prefere o reembolso está atendendo deve consultar a companhia aérea pela sua home page

Outra companhia, a ANA-All Nippon Airways, informou em 25 deste mês suspensões dos voos com destino a Hong Kong, Pequim, Xangai e outras localidades da China. 

A Thai Airways anunciou o mesmo em relação aos voos do Centrair, Fukuoka, KIX e Narita com destino a Bangok e vice-versa, estendendo até maio deste ano. 

Os voos para determinados países com redução ou suspensão atingem também os de transporte aéreo ou cargo. 

Fontes: divulgação 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!