“Não queremos mais escalar a situação”, diz Irã para governo japonês

Governo do Japão recebeu comunicado do Irã dizendo que o país não queria mais agravar a situação. Saiba mais!

Imagem Ilustrativa

Segundo fontes do governo japonês, na noite do dia 8 (quarta-feira), autoridades japonesas receberam comunicado do governo do Irã. “Completamos nossas medidas de retaliação. O Irã não querer escalar a situação ainda mais.”, dizia o comunicado.

Publicidade

O Japão recebeu a mensagem no mesmo dia em que o Irã realizou um ataque de mísseis contra bases militares utilizadas pelo exército americano no Iraque.

Em meio à delicada situação, o Japão trabalhou para aliviar os ânimos dos países envolvidos através de esforços diplomáticos. O Japão intermediou a situação pedindo calma para os EUA e Irã.

A viagem do primeiro-ministro Shinzo Abe para o Oriente Médio nesta semana acontecerá de acordo com o planejamento do governo.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Irã pode ter derrubado acidentalmente avião ucraniano, dizem EUA e Canadá

Publicado em 10 de janeiro de 2020, em Notícias do Mundo

Diversas mídias americanas e o governo do Canadá dizem que a queda do avião ucraniano nesta semana foi devido a um ataque de mísseis feito pelo Irã erroneamente.

À esquerda, destroços do avião e, à direita, o momento em que a aeronave foi, supostamente, atingida por míssil do Irã

Na manhã de quarta-feira (8), uma aeronave comercial caiu perto do Aeroporto de Teerã cerca de 30 minutos após a decolagem do Aeroporto Imam Khomeini. O avião era um Boeing 737-800 e pertencia à Ukraine International Airlines. Segundo o governo da Ucrânia, todas as 176 pessoas que estavam a bordo morreram no acidente.

Publicidade

Na quinta-feira (9), diversas mídias americanas apontaram a possibilidade de o avião ter sido abatido acidentalmente pelo Irã, de acordo com observações feitas por representantes do governo americano.

Segundo a CBC, um satélite americano identificou o lançamento de 2 mísseis superfície-ar e, logo em seguida, a explosão do avião ucraniano.

A queda da aeronave ocorreu após o ataque militar do Irã contra bases militares amerinadas. Fontes do governo dos EUA analisam que o avião acabou se tornando um alvo do sistema de defesa aérea do Irã.

Em entrevista com repórteres na Casa Branca, o presidente americano Donald Trump comentou: “Não acredito que houve um problema na aeronave. Acho que alguém cometeu algum erro”, referindo-se à possibilidade de abatimento.

“Temos provas que mostram que o avião foi abatido”, diz primeiro-ministro do Canadá 

Justin Trudeau, primeiro-ministro canadense, em coletiva de imprensa no dia 9, lamentou a morte das vítimas e revelou que tem provas de que a aeronave foi abatida. “Informações do Canadá e de diversas agências de inteligência de países aliados mostram provas de que a aeronave foi abatida por míssil superfície-ar do Irã. Há a possibilidade de ter sido abatida por engano”, declara o ministro.

Trudeau completa que o Canadá investigará a causa e pede a colaboração do Irã.

Contudo, segundo mídias iranianas, autoridades do governo iraniano negam fortemente essas afirmações. “Nesse espaço aéreo passam aviões de voos internacionais e nacionais, então lançar um míssil nessa área é impensável. Não passa de boatos sem lógica”, diz o governo do Irã.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!