Irã ataca bases militares americanas com mísseis balísticos

Irã dispara dezenas de mísseis contra bases americanas no Iraque em ato de retaliação aos ataques dos EUA que mataram o general Soleimani no início do mês.

Irã assume responsabilidade de ataque de mísseis contra bases americanas no Iraque (Imagem Ilustrativa)

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos anunciou por volta das 7h30 de quarta-feira (8), horário local, que o Irã disparou dezenas de mísseis balísticos contra bases militares americanas no Iraque.

Publicidade

“Não há dúvidas de que esses mísseis vieram do Irã para atingir ao menos 2 bases utilizadas pelo exército americano. Atualmente, estamos confirmando a situação dos danos e garantindo a segurança dos membros do exército que estavam nas bases”, comunica o Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Segundo uma rede estatal de televisão do Irã, o ataque foi orquestrado pela Guarda Revolucionária do Irã, e “dezenas de mísseis” foram lançados contra a base de Ain al-Asad, localizada no oeste do Iraque, na província de Anbar.

Autoridades americanas declararam à CNN que não houve vítimas americanas. Segundo fontes de segurança do Iraque, há relatos de vítimas iraquianas, mas não mais informações sobre a quantidade e o estado delas.

O ataque é parte da operação de vingança de Teerã, chamada de “Mártir Soleimani”, que são parte de operações de retaliação pela morte do general Qassem Soleimani.

Soleimani era general da Guarda Revolucionária do Irã e foi morto em ataque de mísseis americanos no dia 3 deste mês. Na terça-feira (7), o presidente Hassan Rohani declarou que esse ato americano terá retaliações. “Nunca ameace a nação iraniana”, escreveu em sua conta do Twitter o presidente iraniano.

No mesmo dia, o presidente americano Donald Trump declarou que os Estados Unidos “já está totalmente preparado”, em ameaça ao Irã.

Fonte: NHK News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

‘Tempestade de primavera’ requer cuidado

Publicado em 8 de janeiro de 2020, em Sociedade

Instabilidade parecida com ‘tempestade de primavera’ provoca rajadas de vento parecidas com as de um tufão, além de outras intempéries na quarta-feira.

Raios, chuva e guarda-chuvas (Public Domain Pictures)

Devido à área de baixa pressão em rápido desenvolvimento quase todo arquipélago japonês está sob intempéries parecidas com tempestade de primavera desde a manhã de quarta-feira (8). Deve se prolongar até a manhã de quinta-feira. 

Publicidade

As províncias banhadas pelo Oceano Pacífico estão sob chuva e rajadas de ventos fortes.

Segundo a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) a velocidade máxima do vento esperada na quarta-feira é de 25m/s, o equivalente a 90Km/h, nas regiões de Chugoku, Shikoku, Kinki, Tokai, Hokuriku, Kanto e Izu. Também há previsão de rajadas de 20m/s no norte de Kyushu e Tohoku. Em todas essas regiões a velocidade instantânea máxima do vento poderá chegar 30 a 35ms (126Km/h).

Além disso, para quem mora nas áreas costeiras deve tomar cuidado com a elevação de ondas, nas regiões Kinki, Hokuriku, Chugoku, Kanto, Tokai e norte de Kyushu.

A AMJ informou que também podem ocorrer raios, chuva de granizo e tornado. Com aumento da temperatura é possível que nas áreas com neve, essa deva derreter ou poderá ocorrer avalanche. 

Fontes: NNN e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!