Ghosn diz que revelará nomes de oficiais do governo japonês por trás de sua prisão

Ghosn deve realizar uma coletiva de imprensa em Beirute na quarta-feira (8), de acordo com uma rádio francesa.

Carlos Ghosn chegou ao Líbano em 30 de dezembro (ilustrativa/Wikimedia – Thesupermat)

O ex-presidente do conselho da Nissan Carlos Ghosn planeja citar aqueles que ele acredita estarem por trás de sua prisão em 2018 por alegada má conduta financeira, incluindo alguns no governo japonês, em uma coletiva de imprensa que será realizada nesta semana, disse uma emissora dos EUA na terça-feira (7).

Publicidade

Ghosn disse à Maria Bartimoro da Fox News no fim de semana que ele tem “evidência real” e documentos os quais provarão que houve uma conspiração para “tirá-lo” em resposta ao seu plano de fundir a Nissan com sua parceira de aliança Renault SA, a maior acionista da montadora, de acordo com a reportagem.

Carlos Ghosn, de 65 anos, estava aguardando julgamento no Japão por acusações incluindo má conduta financeira antes de ter fugido para o Líbano no fim de dezembro.

A Nissan disse na terça-feira em uma declaração que não há mudança em seu plano para tomar ação legal contra alegada má conduta cometida por Ghosn após sua partida para o Líbano, a qual a montadora chamou de “extremamente lastimável”.

“A viagem de Ghosn não afetará a política básica da Nissan de mantê-lo responsável pela má conduta descoberta pela investigação interna”, incluindo declaração incorreta de sua remuneração e apropriação indevida de patrimônios da companhia para seu benefício pessoal, disse a Nissan em sua primeira declaração emitida desde a fuga de Ghosn.

Fontes investigativas japonesas disseram que Ghosn viajou de Osaka para Tóquio de trem-bala em 29 de dezembro, antes de partir do Aeroporto Internacional de Kansai em uma fuga dramática do que ele disse ser um “sistema de justiça japonês manipulado”.

Ghosn, que foi preso há mais de 1 ano por promotores japoneses, foi solto sob fiança em abril de 2019 nas condições que incluíram não viajar ao exterior. Ele chegou ao Líbano via Turquia em 30 de dezembro.

O Líbano, que não tem tratado de extradição com o Japão, disse que Ghosn entrou no país legalmente em posse de um passaporte francês e cartão de identificação libanês. Ghosn tem nacionalidade brasileira, francesa e libanesa.

Ghosn deve realizar uma coletiva de imprensa em Beirute na quarta-feira (8), de acordo com uma rádio francesa, citando o porta-voz do ex-presidente do conselho da Nissan.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Aichi cria um centro específico para desenvolvimento do japonês às crianças estrangeiras

Publicado em 7 de janeiro de 2020, em Comunidade

O governo de Aichi decidiu criar uma estrutura para o desenvolvimento do ensino do idioma japonês para as crianças estrangeiras.

Jovens estudando (Piqsels)

Aichi é a segunda maior província em número de estrangeiros do país e, consequentemente, com crianças que necessitam do ensino da língua japonesa para que possam estudar nas escolas públicas. 

Publicidade

Atualmente são 272 mil estrangeiros, o que corresponde a 3,6% da população da província. Por país de origem, os brasileiros são maioria, seguidos pelos chineses, filipinos, vietnamitas e outros. 

Desde que foi estabelecida a emenda que permite a entrada de mais estrangeiros, com vistos especiais, no ano passado, a tendência é de que essa população aumente. 

Por isso, o governo decidiu criar e estabelecer a partir do próximo ano fiscal – abril de 2020 – um centro de desenvolvimento do ensino do idioma japonês, ainda com nome provisório de Aichi Chiiki Nihongo Kyouiku Suishin Center (あいち地域日本語教育推進センター). Ficará sob responsabilidade da Divisão de Assuntos Culturais, com um coordenador, para trabalho em conjunto com 8 voluntários das regiões Mikawa, Higashi Mikawa e Owari. 

Esse novo centro irá se empenhar no treinamento dos atuais professores e também em parceria com as ONGs já existentes. 

Gráfico (Chunichi)

Fontes: Chunichi, Tokai TV e CTV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!