1 milhão de pessoas em evacuação nas Filipinas

Publicado em 14 de janeiro de 2020, em Notícias do Mundo

Autoridades das Filipinas emitem alerta de evacuação para 1 milhão de pessoas devido à periculosidade do Vulcão Taal, que entrou em atividade.

Neste Artigo:
&nbsp1 milhão de pessoas em evacuação nas Filipinas
Vulcão Taal solta grande quantidade de fumaça nas Filipinas

Neste domingo (12), o Vulcão Taal, ao sul de Manila, entrou em atividade vulcânica e soltou uma grande quantidade de vapor d’água, que se elevou até uma altitude de 15 mil metros.

Publicidade

Muitas cinzas vulcânicas caíram sobre nas cidades próximas, e os moradores foram direcionados aos refúgios das províncias de Batangas e Cavite. Segundo as autoridades locais de prevenção de desastres, 18 mil pessoas estão evacuadas.

Segundo o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, em um raio de 14km a partir da vulcão, vivem 459 mil pessoas.

O Instituto de Vulcanologia e Sismologia das Filipinas expandiu a área de risco para um raio de 17km e emitiu o alerta de evacuação. Com isso, aproximadamente 1 milhão de moradores locais estão sob o alerta.

A província que sofreu mais impacto com a atividade vulcânica foi Batengas. Por isso, o governo declarou estado de desastre para alocar verba para atividades de resgate na região.

O exército das Filipinas enviou 20 veículos e 120 soldados para auxiliar na evacuação e providenciar mantimentos para os refúgios. O Secretário de Defesa declarou que helicópteros para atividades de resgate estão a espera de ordens. Uma equipe médica também foi acionada para tratar pessoas que apresentaram problemas de respiração e nos olhos devido às cinzas.

As autoridades explicam que o vulcão pode causar tsunamis de origem vulcânica no lago ao redor, e fluxos piroclástico e de lava, os mesmos fenômenos que devastaram Pompeia, podem atacar os vilarejos. Especialistas também ficam preocupados com gases venenosos que serão expelidos na erupção.

O instituto filipino elevou o alerta do vulcão para o nível 4, o segundo maior da escala, pois há perigo de erupção dentro de alguns dias.

Fonte: CNN


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
Easy Car Ride, carros e financiamentos
UNIP - Faculdade a distância no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!