Obra de arte mais antiga do mundo é encontrada em caverna na Indonésia, diz estudo

Publicado em 13 de dezembro de 2019, em Notícias do Mundo

Usando tecnologia de datação foi confirmado por equipe de universidade australiana que a pintura na caverna tem suas origens há 43.900 anos.

Neste Artigo:
&nbspObra de arte mais antiga do mundo é encontrada em caverna na Indonésia, diz estudo
Imagem ilustrativa de caverna (PM)

Uma pintura em uma caverna indonésia que representa uma cena de caça poderia ser a obra de arte figurativa mais antiga do mundo, remontando há aproximadamente 44 mil anos, apontando para uma cultura artística avançada, de acordo com uma nova pesquisa.

Publicidade

Descoberta há 2 anos na caverna Bulu Sipong 4 na ilha de Sulawesi, a pintura de 4,5 metros de largura destaca animais selvagens sendo perseguidos por caçadores metade humanos portando o que parecem ser lanças e cordas, disse o estudo, publicado no jornal Nature em 11 de dezembro.

Usando tecnologia de datação, a equipe da Universidade de Griffith na Austrália disse que havia confirmado que a pintura na caverna de calcário tem suas origens há 43.900 anos durante o período Paleolítico Superior.

“Essa cena de caça é – em nosso conhecimento – atualmente o registro pictórico mais antigo da narrativa e a obra de arte figurativa mais antiga no mundo”, disseram pesquisadores.

A descoberta ocorre após uma pintura de um animal em uma caverna na ilha indonésia de Borneo ter sido determinada antes com pelo menos 40 mil anos.

&nbspObra de arte mais antiga do mundo é encontrada em caverna na Indonésia, diz estudo
As pinturas encontradas na caverna Bulu Sipong 4 na ilha de Sulawesi (AFP-Jiji)

Por muitos anos, acreditava-se que arte em caverna tivesse surgido da Europa, mas pinturas indonésias mudaram essa teoria. Há pelo menos 242 cavernas ou abrigos com imagens antigas só em Sulawesi, e novos locais estão sendo descobertos anualmente, disse a equipe.

Na cena datada mais recente, caçadores são representados em cores vermelho escuro, com corpos humanos, mas com cabeças de animais incluindo pássaros e répteis.

A pintura, que está em condições precárias, sugere que uma cultura altamente avançada existiu há cerca de 44 mil anos, pontuada por folclore, mitos religiosos e crença espiritual, disse a equipe.

A cena “pode ser considerada não somente como a arte figurativa datada mais antiga no mundo, mas também como a evidência mais antiga para a comunicação de uma narrativa em arte Paleolítica”, escreveram os pesquisadores.

“Isso é notável, dada a habilidade de que inventar histórias ficcionais pode ter sido o último e mais crucial estágio na história evolucionária da linguagem humana e o desenvolvimento de padrões de cognição do tipo moderno”.

Fonte: Japan Times


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão