Obra de arte mais antiga do mundo é encontrada em caverna na Indonésia, diz estudo

Usando tecnologia de datação foi confirmado por equipe de universidade australiana que a pintura na caverna tem suas origens há 43.900 anos.

Imagem ilustrativa de caverna (PM)

Uma pintura em uma caverna indonésia que representa uma cena de caça poderia ser a obra de arte figurativa mais antiga do mundo, remontando há aproximadamente 44 mil anos, apontando para uma cultura artística avançada, de acordo com uma nova pesquisa.

Publicidade

Descoberta há 2 anos na caverna Bulu Sipong 4 na ilha de Sulawesi, a pintura de 4,5 metros de largura destaca animais selvagens sendo perseguidos por caçadores metade humanos portando o que parecem ser lanças e cordas, disse o estudo, publicado no jornal Nature em 11 de dezembro.

Usando tecnologia de datação, a equipe da Universidade de Griffith na Austrália disse que havia confirmado que a pintura na caverna de calcário tem suas origens há 43.900 anos durante o período Paleolítico Superior.

“Essa cena de caça é – em nosso conhecimento – atualmente o registro pictórico mais antigo da narrativa e a obra de arte figurativa mais antiga no mundo”, disseram pesquisadores.

A descoberta ocorre após uma pintura de um animal em uma caverna na ilha indonésia de Borneo ter sido determinada antes com pelo menos 40 mil anos.

As pinturas encontradas na caverna Bulu Sipong 4 na ilha de Sulawesi (AFP-Jiji)

Por muitos anos, acreditava-se que arte em caverna tivesse surgido da Europa, mas pinturas indonésias mudaram essa teoria. Há pelo menos 242 cavernas ou abrigos com imagens antigas só em Sulawesi, e novos locais estão sendo descobertos anualmente, disse a equipe.

Na cena datada mais recente, caçadores são representados em cores vermelho escuro, com corpos humanos, mas com cabeças de animais incluindo pássaros e répteis.

A pintura, que está em condições precárias, sugere que uma cultura altamente avançada existiu há cerca de 44 mil anos, pontuada por folclore, mitos religiosos e crença espiritual, disse a equipe.

A cena “pode ser considerada não somente como a arte figurativa datada mais antiga no mundo, mas também como a evidência mais antiga para a comunicação de uma narrativa em arte Paleolítica”, escreveram os pesquisadores.

“Isso é notável, dada a habilidade de que inventar histórias ficcionais pode ter sido o último e mais crucial estágio na história evolucionária da linguagem humana e o desenvolvimento de padrões de cognição do tipo moderno”.

Fonte: Japan Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Casal de jornalistas estrangeiros na justiça pelo uso de drone

Publicado em 13 de dezembro de 2019, em Sociedade

A polícia encaminhou os dois jornalistas estrangeiros, ambos freelancer, para a promotoria pelo uso ilegal de um drone.

Drone sem licença para operação é apreendido (ANN)

O Departamento de Polícia Metropolitana informou na sexta-feira (13) sobre o encaminhamento de dois jornalistas estrangeiros para a promotoria. 

Publicidade

O motivo é que teriam usado drone do terraço do prédio onde moram para treino, em Bunkyo-ku, em Tóquio. 

Os dois são frila, sendo ela indiana, de 47 anos, e ele francês, de 38. Se encontram no Japão desde março do ano passado e, sob instrução do marido ela estava praticando a operação do drone sem licença.

O equipamento usado pesa 740 gramas e foi flagrado por uma pessoa que fez a denúncia, na manhã de 13 de novembro.

“Pensamos que do terraço não havia problema”, teria dito a indiana. O marido disse “como tem muitos à venda pensei que podia operar”. O casal alegou que usaria o dispositivo para fazer cenas das matérias. 

Na delegacia o francês teria admitido “como jornalistas deveríamos saber dessa lei”.

Fontes: Sankei, ANN e JNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!