Imagem de urso polar com pelo pintado em spray preocupa especialistas

Especialistas estão preocupados com o fato de que o urso polar terá dificuldades em caçar, já que o pelo funciona como uma espécie de camuflagem.

O urso polar tem o pelo marcado em spray com a escrita “T-34” (Facebook/Sergey Kravry)

Uma escrita grossa e escura feita com spray sobre a pelagem de um urso polar na Rússia representa uma ameaça extra a um animal já em perigo, dizem especialistas.

Publicidade

O vídeo compartilhado na mídia social mostra um urso polar com o pelo marcado com a escrita “T-34”, o nome de um antigo tanque da União Soviética.

O vídeo foi postado no Facebook em 1º de dezembro por Sergey Kavry, funcionário da organização World Wildlife Fund – WWF, que mora na região russa remota, e depois amplamente compartilhado por usuários da internet e pela imprensa local.

Nos comentários, Kavry disse que obteve o vídeo pelo WhatsApp de minorias indígenas em Chukotka, no extremo leste da Rússia, embora não esteja claro no vídeo onde ele foi filmado.

Ursos polares estão tendo que percorrer longas distâncias para encontrar comida, já que o gelo marinho retrocede devido à crise climática.

O braço russo da WWF divulgou um relatório em agosto alertando que os residentes da vila costeira de Ryrkaipiy em Chukotka haviam começado a “encontrar ursos polares perto do povoado”.

Kavry disse que estava preocupado com a habilidade do urso que foi marcado para sobreviver na selva: “Por que? Agora ele não vai poder caçar despercebido”.

Anatoly Kochnev, pesquisador sênior na Academia Russa de Ciências, disse à agência estatal RIA Novosti que, enquanto a tinta em spray provavelmente saia do pelo, o urso polar pode encontrar dificuldade nesse meio tempo em usá-lo como camuflagem enquanto caça.

Não se sabe por que o animal foi pintado. Kochnev disse que isso é provavelmente o trabalho de “baderneiros”.

Em fevereiro, autoridades declararam estado de emergência no arquipélago russo antártico de Novaya Zemlya, após mais de 50 ursos polares terem invadido povoados. Vídeos mostraram os animas circulando pelas ruas, revirando latas de lixo e tentando entrar nas casas, de acordo com a mídia estatal russa.

Pais ficaram com medo de mandar seus filhos para a escola e cercas foram instaladas em volta de jardins de infância para proteção extra, divulgou a estatal TASS.

Ursos polares são listados como “vulneráveis” pela União Internacional para Conservação da Natureza – IUCN. A perda do gelo marinho devido ao aquecimento climático é considerada a única maior ameaça à sobrevivência de longo termo dos ursos.

Uma reavaliação de seu habitat em 2015 descobriu que havia “alta probabilidade” de que a população global de ursos polares diminuirá em mais de 30 por cento ao longo dos próximos 35 a 40 anos.

Fonte: CNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Frio de pico de inverno no fim de semana

Publicado em 5 de dezembro de 2019, em Sociedade

Continua nevando no norte do país e nas regiões Kanto, Tokai e Kansai a previsão é de frio intenso, como de dias de inverno.

Casaco e luvas (Pexels)

O norte do arquipélago está amargando acúmulo de neve. Em alguns locais de Hokkaido chega a 80 centímetros. Tanto em Hokkaido quanto em Tohoku os flocos brancos deverão continuar incessantemente na quinta-feira (5) e no dia seguinte.

Publicidade

Em Hokuriku a previsão é de chuva alternada com neve mas no sábado (7) poderá nevar até nas planícies de Toyama e Niigata. Por isso a recomendação é de ficar atento ao tempo para trocar pelos pneus de neve, caso dirija. 

Além disso, de Hokuriku a Hokkaido, é preciso tomar cuidado com as pistas com camada de gelo. 

Tokai, Kansai e Kanto 

Embora as províncias banhadas pelo Oceano Pacífico tenham um dia ensolarado na quinta-feira com temperatura típica desta estação, no sábado a previsão é de muito frio. 

A máxima não deverá passar de 1 dígito em Tokai, Kansai e Kanto. Casacos precisarão ser usados pois o frio deverá ser do pico de inverno. 

A partir de domingo a tendência é da temperatura ficar mais amena, com máximas de 11 a 13ºC em Osaka (província homônima) e Nagoia (Aichi), respectivamente. 

Com esse frio a recomendação é de cuidar-se para não pegar gripe. 

Fontes: Tenki e Weather News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!