Erupção de vulcão na Nova Zelândia: 5 mortos e 8 desaparecidos

O White Island é o cone vulcânico mais ativo da Nova Zelândia. Cerca de 70% dele fica sob o mar.

Cena filmada por Michael Schade a bordo de barco (Twitter)

Um vulcão situado na costa da Nova Zelândia entrou em erupção na segunda-feira (9) enquanto vários turistas estavam explorando sua superfície, matando 5 pessoas e deixando outros 8 desaparecidos, os quais temem-se estarem mortos, disseram autoridades.

Publicidade

Um helicóptero com equipes de resgate pousou na White Island apesar do perigo e ajudou a evacuar as dezenas de sobreviventes, alguns deles gravemente feridos.

Horas após o desastre, autoridades disseram que o local ainda estava muito perigoso para as equipes de resgate buscarem sobreviventes. Entretanto, uma aeronave sobrevoou a ilha várias vezes e “nenhum sinal de vida foi visto em qualquer ponto”, disse a primeira-ministra Jacinda Ardern.

Os desaparecidos e feridos incluem neozelandeses e turistas da Austrália, EUA, China, Inglaterra e Malásia, disse a primeira-ministra. Alguns dos que estavam explorando o vulcão na White Island eram passageiros do cruzeiro da Royal Caribbean, o Ovation of the Seas, atracado na vizinha North Island.

O desastre terrível levantou imediatamente a questão do porquê a visita de pessoas estava sendo permitida na ilha, a cerca de 50Km da ilha principal da Nova Zelândia, após cientistas terem notado um aumento na atividade vulcânica nas últimas semanas. A White Island é a ponta de um vulcão submarino.

Autoridades disseram que 47 pessoas estavam na ilha no momento da erupção e que algumas delas estavam caminhando ao longo da borda um pouco antes da explosão.

Além dos mortos e desaparecidos, 31 sobreviventes foram hospitalizados e três outros já receberam alta. Algumas das vítimas sofreram queimadura graves.

O White Island é o cone vulcânico mais ativo da Nova Zelândia. Cerca de 70% do vulcão fica sob o mar.

A ilha também é conhecida pelo nome indígena Maori, Whakaari.

Veja o vídeo filmado:

Fonte: StarTribune

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Novo trecho da via expressa Tokai-Kanjo

Publicado em 10 de dezembro de 2019, em Sociedade

A via expressa Tokai-Kanjo que continua em obras, inaugura novo trecho para facilitar o deslocamento aos motoristas.

Pedágio de Ono-Godo da Tokai-Kanjo (CBC TV)

A via expressa Tokai-Kanjo, uma espécie de anel que interliga as províncias de Aichi, Gifu e Mie, terá mais um trecho aberto. 

Publicidade

Às 15h de sábado (14) será liberado o trecho Ono-Godo IC a Ogaki-Nishi IC, de 7,6 quilômetros. 

Com mais esse trecho esse rodoanel terá cerca de 70% de via trafegável. Ou seja, cerca de 100 dos 153 quilômetros de toda sua extensão.

Segundo a Nexco-Central Nippon Expressway Company, empresa gestora, ainda neste ano fiscal pretende inaugurar o trecho Seki-Hiromi IC a Yamagata, também em Gifu. 

Assim, a via expressa vai se estendendo de Toyota (Aichi), passando por Gifu, até chegar em Yokkaichi (Mie), para proporcionar mais conforto aos motoristas, seja a trabalho ou a passeio.

À esq. imagem da Ono-Godo IC e à dir. a Tokai-Kanjo, em azul os trechos concluídos e e em vermelho pontilhado em obras (Nexco via Watch Impress)

Fontes: CBC TV e Watch Impress

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!