Filhote de 18 mil anos é encontrado preservado

Cão ou lobo? Filhote congelado de 18 mil anos deixa cientistas intrigados.

O corpo de 18 mil anos de um filhote perfeitamente preservado deixou cientistas intrigados.

Cientistas russos encontraram o filhote perto de Yakutsk, no leste da Sibéria. Preservado pelo permafrost (gelo permanente no subsolo) o nariz, pelo e dentes da espécie estão notavelmente intactos.

Usando datação por carbono sobre os ossos da costela da criatura, especialistas do Centro para Paleontogenética da Suécia conseguiram confirmar que a espécie ficou congelada por 18 mil anos, mas testes de DNA abrangentes até agora não foram capazes de mostrar se o animal era um cão ou lobo.

“Normalmente é relativamente fácil dizer a diferença entre os dois”, disse David Stanton, pesquisador no centro, ao CNN.

“Já temos muitos dados dele, e com essa quantidade de dados, é esperado dizer se ele era um ou outro. O fato é que não podemos sugerir que ele é de uma população que era ancestral de ambos – de cães e lobos”, explicou.

Stanton disse ao CNN que o período de origem do filhote é “uma época muito interessante em termos de evolução de lobos e cães”.

“Não sabemos exatamente quando cães foram domesticados, mas pode ser daquela época. Estamos interessados em saber se ele é de fato um cão ou um lobo, ou talvez seja algo entre os dois”, disse.

Testes adicionais podem fornecer mais percepções sobre exatamente quando cães foram domesticados, disse Stanton.

Acredita-se que cães modernos tenham sido domesticados a partir dos lobos, mas exatamente quando não está claro – em 2017, um estudo publicado no jornal Nature Communications descobriu que cães modernos foram domesticados a partir de uma única população de lobos entre 20 a 40 mil anos atrás.

Em contraste, um estudo realizado em 2016 pela Universidade de Oxford, publicado no jornal Science, sugeriu que cães foram independentemente domesticados duas vezes a partir de lobos-cinzentos durante a era Paleolítica, uma vez na Ásia e uma vez na Europa.

Cientistas do Centro para Paleontogenética disseram no Twitter que análise de genoma havia revelado que o filhote era macho. Eles disseram que, após conferir com colegas russos, eles chamariam o filhote de Dogor – o que significa “amigo” na língua iacuta.

Os cientistas planejam realizar outros testes de dados de genoma na criatura para descobrir mais sobre suas origens.

Fonte: CNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Camélia de 150 anos florida, monumento natural em Mie

Publicado em 28 de novembro de 2019, em Tome Nota

Um pé de camélia exibe milhares de flores cor de rosa em uma propriedade privada, de cultivo do chá, em Mie, atrai visitantes pela sua beleza ímpar.

Árvore gigantesca de ‘Sasanqua’ florida e sua flor à esq. (CBC TV e Kanko Mie)

Com mais de 150 anos de existência, o pé de camélia do tipo Sasanqua, tornou-se uma árvore magnífica, com mais de 12 metros de altura, tronco com pelo menos 1,5m de diâmetro e copa que se estende a 15 metros. 

Publicidade

Em 1998 foi designada monumento natural da cidade de Matsuzaka (Mie). 

Todo ano oferece lindas flores cor de rosa, contrastando com a propriedade de cultivo de chá e com o dourado das árvores de ginkgo biloba. Está no pico de sua floração. Por isso, embora esteja em uma propriedade privada, muitos vão até lá para apreciá-la e ganhar a energia da vitalidade.

O período da sua floração segue até o a segunda quinzena ou final de dezembro. Por isso, que tal aproveitar um dia ensolarado para ir até o local e contemplar essa beleza?

Toque aqui para abrir o mapa e traçar a rota. Nas proximidades há alguns estacionamentos particulares. 

Vista de outro ângulo (CBC TV)

Fontes: CBC TV, Kanko Mie e Matsuzaka Kanko

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!