Duzentos elefantes podem ter morrido em meio à seca no Zimbábue

Animais incluindo girafas, búfalos e impalas também estão morrendo e a situação pode melhorar somente se a chuva retornar.

Elefantes no Parque Hwange no Zimbábue (ilustrativa/banco de imagens PM)

Mais de 200 elefantes podem ter morrido em meio à severa seca, disse a agência dos parques do Zimbábue na terça-feira (12).

Publicidade

Tinashe Farawo, porta-voz dos Parques Nacionais do Zimbábue e Autoridade de Gestão de Vida Selvagem, disse que pelo menos 200 elefantes morreram no vasto Parque Nacional Hwange só em outubro e outros parques estão sendo afetados.

Animais incluindo girafas, búfalos e impalas também estão morrendo, e a situação só pode melhorar se a chuva retornar.

“Quase todos os animais estão sendo afetados”, disse ele. “Certamente que os elefantes são facilmente percebidos durante patrulhas, mas algumas espécies de pássaros estão sendo afetadas porque elas podem se reproduzir somente em certas alturas de árvores a essas estão sendo derrubadas pelos elefantes”.

Muitos animais estão se afastando dos parques do Zimbábue em direção a comunidades nas proximidades em busca de alimento e água. A agência dos parques disse só neste ano 33 pessoas morreram em decorrência de conflitos com animais.

A agência disse que planeja mover 600 elefantes, leões e outros animais do Savé Valley Conservancy no sudeste para parques menos congestionados. Cães selvagens, 50 búfalos, 40 girafas e 2.000 impalas também serão transferidos, disse Farawo.

O número estimado de elefantes no Zimbábue é de 85.000, atrás apenas do Botsuana com mais de 130.000.

O Zimbábue disse que está com dificuldades de lidar com o crescente número de elefantes selvagens e quer ter permissão para vender seu estoque de marfim e exportar elefantes vivos a fim de levantar fundos para conservação e abrandar o congestionamento nos parques afetados pela seca.

O país exportou 101 elefantes entre 2016 e 2019, principalmente para a ilha principal da China e os Emirados Árabes Unidos, levantando mais de US$3 milhões para esforços de conservação, de acordo com a agência dos parques.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Veneza está inundada novamente

Publicado em 13 de novembro de 2019, em Notícias do Mundo

A temporada de ‘acqua alta’ de Veneza dura do outono até o início da primavera. As partes mais baixas da cidade são as mais atingidas por inundações.

Na imagem, a Praça de São Marcos em Veneza, 17 de outubro de 2015, durante a ‘acqua alta’ (ilustrativa/banco de imagens PM)

A bela e famosa cidade de Veneza, na Itália, foi atingida pela maré mais alta em 50 anos no fim de terça-feira (12), com turistas caminhando em meio a ruas inundadas para buscar abrigo enquanto uma forte ventania levantava ondas na Praça de São Marcos.

Publicidade

Na terça-feira, as chuvas ajudaram a trazer as marés altas sazonais conhecidas como “acqua alta” para perto de níveis recordes, somente 7cm mais baixos dos vistos durante as inundações históricas de 1966.

“Esses são os efeitos da mudança climática”, disse o prefeito de Veneza Luigi Brugnaro em um post no Twitter.

Inundações em Veneza durante a estação de outono no norte são uma ocorrência normal e esperada, mas dados de maré alta de anos recentes mostram as pegadas do aumento dos níveis do mar.

“Atualmente estamos enfrentando uma maré excepcionalmente alta. Todos foram mobilizados para cooperar com a emergência”, tuitou Brugnaro.

Na época da ‘acqua alta’ passarelas são erguidas para os turistas e residentes se deslocarem, foto em novembro de 2017 (banco de imagens PM)

Enquanto serviços de emergência tomavam os canais para avaliar os danos, a mídia italiana divulgou que um residente de 78 anos havia morrido por choque elétrico quando as águas invadiram sua casa.

Brugnaro disse que declararia um estado de emergência para a cidade.

Normalmente, a temporada de água alta da cidade dura do outono até o início da primavera. As partes mais baixas da cidade têm a maior probabilidade de serem atingidas pelas inundações, incluindo a área turística da Praça de São Marcos.

A previsão na região sugere que a chuva deve continuar pelos próximos dias, o que poderia significar mais inundações para a cidade.

Veja vídeo recente, da CBS News:

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!