Amazon e eBay acusadas de vender cosméticos contendo mercúrio

Publicado em 28 de novembro de 2019, em Notícias do Mundo

Testes foram realizados com 158 produtos para clareamento de pele e constatou-se que 60% deles estavam contaminados por mercúrio.

Neste Artigo:
&nbspAmazon e eBay acusadas de vender cosméticos contendo mercúrio
Apps da Amazon e eBay (ilustrativa/banco de imagens PM)

As plataformas online Amazon e eBay estão entrando na temporada de compras de fim de ano defendendo-se de relatos sobre produtos com altos níveis de mercúrio sendo vendidos em seus sites, em mais evidência de que a conveniência de compra online carrega riscos de segurança de produtos.

Publicidade

Grupos ativistas incluindo o Sierra Club compraram 158 produtos para clareamento de pele disponíveis nos sites da Amazon e EBay em 12 países, incluindo os EUA, e descobriram que 60 por cento estavam contaminados pelo mercúrio.

“Um grande problema é que nenhum dos produtos lista o mercúrio como ingrediente no rótulo, então é impossível para um indivíduo saber que o produto por ser fatal”, disse Sonya Lunder, porta-voz do Sierra Club, que fez parceira com o Zero Mercury Working Group e o The Beautywell Project sobre testes de produtos.

Muitas das marcas já foram identificadas pela U.S. Food and Drug Administration e outras agências do governo para contaminação de mercúrio, o que deve facilitar para as plataformas de compras online retirarem os itens de seus sites, disse ela.

Uma porta-voz da Amazon disse que os produtos são proibidos e “não estão mais disponíveis”.

“Todos os comerciantes da plataforma online devem seguir nossas diretrizes e aqueles que não o fizerem estarão sujeitos à ação, incluindo potencial remoção de suas contas” disse a porta-voz.

A empresa disse que usa ferramentas para escanear produtos no site e bloquear aqueles suspeitos de violar suas políticas.

A eBay, em uma declaração por email, disse que está revisando o relato para garantir que está removendo quaisquer produtos contaminados.

“Os consumidores podem adquirir os 1 bilhão de itens da e Bay com confiança, sabendo que temos parceiros importantes e processos em curso com fabricantes de produtos e reguladoras para garantir uma experiência de compras segura”, disse.

O mercúrio é um ingrediente frequente em um mercado de rápido crescimento para cremes e sabonetes que clareiam a pele.

O mercado é estimado em cerca de 20 bilhões de dólares anualmente, o que inclui produtos seguros e legítimos, falsificados desses produtos e os sabonetes e cremes baratos que em sua maioria contêm mercúrio.

“Isso é somente a ponta do iceberg de um problema muito maior”, disse Janet Nudelma, diretora da Campanha para Cosméticos Seguros lançada por Parceiros da Prevenção de Câncer de Mama.

“O problema real é que grandes empresas como a Amazon não têm processos adequados em curso para garantir que produtos de beleza que vendem são seguros, então grupos fiscalizadores precisam policiar o site para elas”.

Mercados de compras online, que conectam compradores e vendedores em plataformas digitais, podem ser céus para produtos de risco e falsificados. Por essa razão, grupos do governo e de advogados geralmente adquirem itens nos sites e os testam.

Produtos com mercúrio

“Produtos clareadores que contêm mercúrio são prejudiciais à saúde”, orienta a Organização Mundial da Saúde.

A União Europeia e muitos países africanos baniram produtos com mercúrio. Estados Unidos, Canadá, Filipinas e outros países permitem a substância, mas apenas em dosagens muito baixas.

Segundo Alexandroff da Fundação Britânica da Pele, a substância pode causar diversos problemas de saúde. Entre eles, danos aos rins, manchas ou descoloração da pele, cicatrizes, redução da habilidade de resistir a infecções por bactérias ou fungos, dentre outros.

Fonte: Japan Times


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
Easy Car Ride, carros e financiamentos
UNIP - Faculdade a distância no Japão