Cientista japonês entre os 3 ganhadores do Nobel de Química

Os 3 cientistas foram agraciados com o Nobel de Química por suas contribuições no desenvolvimento de baterias de íons de lítio.

Os ganhadores do Prêmio Nobel de Química (NHK World)

Três cientistas foram agraciados na quarta-feira (9) com o Prêmio Nobel de Química por suas contribuições no desenvolvimento de baterias de íons de lítio, as quais remodelaram o armazenamento de energia e transformaram carros, telefones móveis e muitos outros dispositivos em um mundo cada vez mais portátil e eletrônico.

Publicidade

O prêmio foi para John B. Goodenough da Universidade do Texas, M. Stanley Whittingham da Universidade no Estado de Nova Iorque em Binghamton e Akira Yoshino da Corporação Asahi Kasei e da Universidade de Meijo no Japão.

Goran Hansson, secretário-geral da Academia Real das Ciências da Suécia, disse que o prêmio era sobre “um mundo recarregável”.

Em uma declaração, o comitê disse que baterias de íons de lítio revolucionaram nossas vidas” – e os laureados “estabeleceram a fundação de uma sociedade sem fio e livres de combustíveis fósseis”.

O comitê do Nobel disse que baterias de íons de lítio têm suas raízes na crise do petróleo nos anos 1970, quando Whittingham trabalhava para desenvolver métodos destinados a levar a tecnologias de energia livres de combustíveis fósseis.

Os prêmios vêm com um valor em dinheiro de US$ 918.000, uma medalha de ouro e um diploma que são conferidos em 10 de dezembro –  dia da morte de Nobel em 1896 – em Estocolmo, na Suécia, e em Oslo, na Noruega.

O cientista japonês Akira Yoshino (NHK)

O fundador do prêmio, Alfred Nobel, um industrial sueco que inventou a dinamite, decidiu que os prêmios de física, química, medicina e literatura deveriam ser premiados em Estocolmo, e o prêmio da paz em Oslo.

Na terça-feira (8), o canadense James Peebles ganhou o Prêmio de Física por suas descobertas teóricas em cosmologia junto com os cientistas suíços Michel Mayor e Didier Queloz, que foram premiados por descobrir um exoplaneta – um planeta fora do nosso sistema solar – que orbita uma estrela tipo solar.

Os americanos William G. Kaelin Jr e Fregg L. Semenza, e o inglês Peter J. Ratcliffe ganharam o Prêmio Nobel por avanços em fisiologia ou medicina na segunda-feira (7). Eles foram citados por suas descobertas de “como as células detectam e se adaptam à disponibilidade de oxigênio”.

Dois laureados em literatura serão anunciados na quinta-feira (10) porque o prêmio do ano passado foi suspenso após um escândalo que atingiu a Academia Sueca. O cobiçado Prêmio Nobel da Paz será na sexta-feira (11) e o de economia na segunda-feira (14).

Fonte: Japan Today

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tufão n.º 19 segue para parte de Tokai, Kanto e Tohoku

Publicado em 10 de outubro de 2019, em Sociedade

Quando o ainda ‘violento’ tufão Hagibis se aproximar do arquipélago principal deverá estar na classe ‘muito forte’, por isso, veja a previsão.

Perigoso tufão e previsão de seu curso (Tenki)

Classificado grande e ‘violento’, o tufão Hagibis mantém a pressão atmosférica central de 915hPa, na manhã de quinta-feira (10), com velocidade máxima do vento no centro de 55m/s, segundo a Agência de Meteorologia do Japão-AMJ.

Publicidade

Ele está a 290Km da Ilha Iwo, localizada entre o Japão e Saipan, se movendo de forma mais lenta, a 15Km/h. A previsão é de que continue com essa potência, de ‘violento’, até 6h de sexta-feira (11). 

No sábado (12), já mais próximo do arquipélago principal, perde um pouco a potência, mas continua na classe ‘muito forte’. 

Risco de atingir em cheio 

Tufão classificado como ‘violento’ tem o olho bem nítido e sua área é grande (NHK)

Há forte risco de atingir as regiões Kanto e Tohoku, entre sábado e domingo. Antes de cobrir essas regiões, a área de forte tempestade passa sobre parte de Kansai e Tokai.

No sábado pela manhã a costa do Oceano Pacífico deverá ter elevação de ondas. Parte de Shikoku e Kansai deverá ter rajadas de vento muito fortes, enquanto em Tokai e Kanto começa a chuva com tempestade.

Áreas em vermelho indicam chuva acima de 320mm e na faixa amarela, pluviosidade de 160 a 320mm, de 6.ª a domingo (Weather News)

A previsão é de até 400mm de chuva em Tokai enquanto em Kanto, superior a isso.

Embora ainda não se pode dar o horário da aproximação do tufão em Tokai, Kanto e Tohoku, deverá ser entre sábado à tarde e manhã de domingo.

Não saia de casa 

Em parte de Tokai, Kanto e Tohoku há risco de interrupção de energia elétrica e água caso ocorram danos, como foi em Chiba, com o tufão n.º 15. 

Em Kanto as rajadas de vento estimadas são iguais ou superiores a 40m/s ou 144Km/h. São suficientes para derrubar caminhões e colocam a vida da pessoa em risco, pois não se consegue ficar de pé. 

Prevenção 

Por isso, a recomendação é de se prevenir, colando fitas adesivas nas janelas e portas de vidro para evitar de serem rompidas. Mas também outros cuidados de prevenção como deixar comprado alimentos que não precisem ir ao fogo, deixar as lanternas preparadas, smartphones carregados, banheira cheia para o caso de ocorrer corte de água. E também recolher as coisas da varanda ou quintal.

Os eventos estão sendo transferidos ou cancelados, as companhias de trem e avião estão considerando fazer operação controlada e, provavelmente, alguns trechos das vias expressas serão interrompidos para tráfego. 

Fique atento às novas informações sobre o tufão, mas sobretudo, faça os preparativos da prevenção ainda enquanto não está chovendo. 

Tabela que mostra tempestade, vento forte e chuva forte, por região, em faixas horárias de sábado a 2.ª feira (Weather News)

Fontes: Tenki, AMJ, NHK e Weather News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!