Cientista japonês entre os 3 ganhadores do Nobel de Química

Publicado em 10 de outubro de 2019, em Notícias do Mundo

Os 3 cientistas foram agraciados com o Nobel de Química por suas contribuições no desenvolvimento de baterias de íons de lítio.

Neste Artigo:
&nbspCientista japonês entre os 3 ganhadores do Nobel de Química
Os ganhadores do Prêmio Nobel de Química (NHK World)

Três cientistas foram agraciados na quarta-feira (9) com o Prêmio Nobel de Química por suas contribuições no desenvolvimento de baterias de íons de lítio, as quais remodelaram o armazenamento de energia e transformaram carros, telefones móveis e muitos outros dispositivos em um mundo cada vez mais portátil e eletrônico.

Publicidade

O prêmio foi para John B. Goodenough da Universidade do Texas, M. Stanley Whittingham da Universidade no Estado de Nova Iorque em Binghamton e Akira Yoshino da Corporação Asahi Kasei e da Universidade de Meijo no Japão.

Goran Hansson, secretário-geral da Academia Real das Ciências da Suécia, disse que o prêmio era sobre “um mundo recarregável”.

Em uma declaração, o comitê disse que baterias de íons de lítio revolucionaram nossas vidas” – e os laureados “estabeleceram a fundação de uma sociedade sem fio e livres de combustíveis fósseis”.

O comitê do Nobel disse que baterias de íons de lítio têm suas raízes na crise do petróleo nos anos 1970, quando Whittingham trabalhava para desenvolver métodos destinados a levar a tecnologias de energia livres de combustíveis fósseis.

Os prêmios vêm com um valor em dinheiro de US$ 918.000, uma medalha de ouro e um diploma que são conferidos em 10 de dezembro –  dia da morte de Nobel em 1896 – em Estocolmo, na Suécia, e em Oslo, na Noruega.

&nbspCientista japonês entre os 3 ganhadores do Nobel de Química
O cientista japonês Akira Yoshino (NHK)

O fundador do prêmio, Alfred Nobel, um industrial sueco que inventou a dinamite, decidiu que os prêmios de física, química, medicina e literatura deveriam ser premiados em Estocolmo, e o prêmio da paz em Oslo.

Na terça-feira (8), o canadense James Peebles ganhou o Prêmio de Física por suas descobertas teóricas em cosmologia junto com os cientistas suíços Michel Mayor e Didier Queloz, que foram premiados por descobrir um exoplaneta – um planeta fora do nosso sistema solar – que orbita uma estrela tipo solar.

Os americanos William G. Kaelin Jr e Fregg L. Semenza, e o inglês Peter J. Ratcliffe ganharam o Prêmio Nobel por avanços em fisiologia ou medicina na segunda-feira (7). Eles foram citados por suas descobertas de “como as células detectam e se adaptam à disponibilidade de oxigênio”.

Dois laureados em literatura serão anunciados na quinta-feira (10) porque o prêmio do ano passado foi suspenso após um escândalo que atingiu a Academia Sueca. O cobiçado Prêmio Nobel da Paz será na sexta-feira (11) e o de economia na segunda-feira (14).

Fonte: Japan Today


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
Kumon - Estude japonês!
Easy Car Ride, carros e financiamentos
UNIP - Faculdade a distância no Japão