Terremoto abala Porto Rico e desencadeia sequência de tremores

Um terremoto de magnitude 6,0 afeta Porto Rico mas não há risco de tsunami. Réplicas de 4 foram sentidas seguidamente.

Terremoto abala Porto Rico (Google)

Preliminarmente foi anunciado tremor de magnitude 6,3 em Porto Rico, às 23h23 de segunda-feira no horário local (12h23 de terça-feira, horário Tóquio), com profundidade de 10Km. O epicentro foi a 62Km do município de Isabela.

Publicidade

Posteriormente o Serviço de Clima de San Juan informou que o tremor foi de magnitude 6,0 e que não há risco de tsunami para Porto Rico nem para as Ilhas Virgens.

Várias réplicas ocorreram após o terremoto, de magnitudes 5,1, 4,7 e 4,6. Mas até o momento (14h30) não há notícia de vítimas ou danos materiais.  

Porto Rico está em alerta pela chegada da tempestade tropical Karen na terça-feira. O governador disse que a Guarda Nacional foi ativada para servir a população, se necessário.

Como medidas de precaução, as aulas nas escolas foram suspensas e os escritórios do governo serão fechados.

Fontes : CNN Español e Tele Sur

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Suíços fazem funeral em montanha para geleira que derreteu

Publicado em 24 de setembro de 2019, em Sociedade

A geleria Pizol nos Alpes de Glarus, leste da Suíça, fica a uma altitude de cerca de 2.700 metros, e perdeu de 80 a 90 por cento de seu volume desde 2006.

Áre nos Alpes Glarus, Suíça (ilustrativa/banco de imagens)

Um grande número de pessoas realizou um funeral simbólico para uma geleira na Suíça que está desaparecendo por causa da elevação das temperaturas.

Publicidade

A geleria Pizol nos Alpes de Glarus, leste da Suíça, fica a uma altitude de cerca de 2.700 metros, e perdeu de 80 a 90 por cento de seu volume desde 2006, deixando para trás 26.000 metros quadrados de gelo – menos de quatro campos de futebol – disse Matthias Huss, especialista em geleiras no Instituto Federal de Tecnologia de Zurique.

A geleira, que é monitorada desde 1893, será a primeira a partir da rede de vigilância de geleiras suíças, de acordo com Huss.

Cerca de 250 pessoas se reuniram no domingo (22) para subir até a geleira, onde um padre local fez um discurso para homenagear o gelo em recuo, disse Alessandra Degiacomi, coordenadora da Associação Suíça para Proteção do Clima e organizadoras da marcha para realizar o funeral.

“A geleira Pizol desapareceu. Haverá um pouco de neve restante, mas não mais a geleira”, disse Huss.

“Há várias pequenas partes de gelo espalhadas, mas elas estão cada vez mais sendo cobertas por detritos da montanha. Contudo, tendo em conta o que sobrou dela, não vamos mais denominá-la como geleira em termos científicos”, enfatizou Huss.

“Oitenta por cento das geleiras na Suíça são mais ou menos do tamanho da Pizol”, disse Degiacomi.

“Se a Pizol parte, isso é um sinal de alarme. Isso é o que vai acontecer se não mudarmos nosso comportamento”, salientou.

Degiacomi disse que a Associação Suíça para Proteção do Clima havia obtido 120.000 assinaturas – acima das 100.000 solicitadas – necessárias para iniciar uma proposta popular a qual exige que a Suíça reduza para zero até o ano 2050 suas emissões de gás do efeito estufa.

Um estudo divulgado em junho alertou que as geleiras do Himalaia estão derretendo a uma taxa dramática – perdendo quase meio metro de gelo a cada ano desde o início desse século por causa do aquecimento global.

Fonte: CNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!