O quão seguras são as tatuagens de ‘henna negra’?

Elas são divulgadas como BHTTs (black henna temporary tatoo), mas não há tal coisa como henna negra: o verdadeiro extrato é de cor vermelha-alaranjada.

Tatuagem de henna (ilustrativa/banco de imagens)

O que são as tatuagens temporárias de ‘henna negra’?

Enquanto de férias, muitas pessoas optam por ter uma ‘divertida’ tatuagem temporária de henna aplicada na pele quando elas estão na praia, ao lado da piscina ou quando estão em algum festival.

Publicidade

Essas são geralmente divulgadas como tatuagem temporária de ‘henna negra’ (black henna temporary tatoo – BHTT), mas não há tal coisa como henna negra: o verdadeiro extrato de henna é de cor vermelha-alaranjada.

As chamadas BHTTs não são henna de modo algum, mas são geralmente misturadas com uma substância chamada PPD (parafenienodiamina ou p-fenienodiamina). Esse uso da PPD é ilegal nos países da União Europeia – UE e essa substância pode ser prejudicial se aplicada diretamente na pele nas altas concentrações geralmente usadas nesses tipos de tatuagens temporárias.

As BHTTs podem causar graves danos de curto a longo prazo na pele e alergia potencialmente contínua à PPD.

Qual é a preocupação?

A preocupação é de que muitas pessoas não estão cientes dos riscos que elas correm quando têm uma BHTT. A British Skin Foundation (BSF) conduziu uma pesquisa com especialistas na Reunião Anual da Associação Britânica de Dermatologistas em 2015 para determinar se eles estão observando um aumento nas reações às BHTTs em suas clínicas.

Os resultados foram interessantes e preocupantes, e levaram a BSF a emitir um comunicado de imprensa alertando o público sobre os perigos das BHTTs.

Em particular, pais que querem presentear seus filhos com uma tatuagem temporária durante as férias ou em feiras de diversão, além de pessoas que frequentam festivais, podem não perceber o problema que as BHTTs podem causar.

Os alertas tiveram suporte da CTPA (the Cosmetic, Toiletry and Perfumery Association) que é o órgão comercial do Reino Unido na indústria de cosméticos.

O questionário da BSF destacou:

  • Quatro entre 10 dermatologistas entrevistados haviam visto pacientes com reações na pele às BHTTs.
  • 1 entre 20 dermatologistas que foram abordados disseram que mais de 80% das reações às BHTTs que eles viram foram em crianças com idade inferior a 16.
  • Os dermatologistas entrevistados confirmaram que cerca da metade dos pacientes fizeram uma BHTT fora dos países da UE, onde o status legal da PPD nem sempre é claro; entretanto, a outra metade fez uma BHTT dentro da UE, com 27% desses no Reino Unido.
  • Cerca de dois terços dos dermatologistas entrevistados viram um aumento no número de pacientes com reações a tinturas de cabelo, muitos dos quais já haviam feito uma BHTT.
  • Pesquisa anterior conduzida pelo YouGov para a CTPA em 2012 havia revelado que um entre 10 britânicos tinha feito uma potencialmente perigosa BHTT.
  • Quase metade desses fizeram uma BHTT durante as férias.
  • Aqueles que tinham entre 18 a 24 anos eram os mais prováveis a fazer uma BHTT.

Aplicação de tatuagem temporária de henna negra – a BHTT (banco de imagens)

Quais são os riscos das BHTTs?

A PPD é usada de forma segura e legal como tintura de cabelo e é regulada pelo nível europeu pela Cosmetics Product Regulation (EC) Nº1223/2009. Sob essas leis, a PPD pode ser usada somente em colorantes de cabelo até uma concentração máxima de 2%, já que é aplicada no cabelo, e produtos precisam exibir instruções no rótulo e alertas. Entretanto, a PPD não é permitida para quaisquer outros usos em cosméticos.

Tatuagens temporárias que pintam cores na pele são classificadas como produtos cosméticos na Europa e o uso da PPD nesse tipo de produto é ilegal nos países da UE. Outras áreas no mundo têm suas próprias exigências legais e leis, que podem ser diferentes, para tais tatuagens temporárias, embora autoridades de alguns países tenham emitido alertas sobre os perigos das BHTTs.

Qual é o risco da PPD?

Quando aplicada sobre a pele na forma de BHTT, geralmente em altas concentrações, a PPD pode causar vermelhidão, inchaço, bolhas e até queimaduras químicas. Algumas reações podem levar meses para sarar e podem deixar a pessoa com uma cicatriz no formato da tatuagem que pode nunca mais sair completamente.

Assim como efeitos prejudiciais imediatos e o risco de marcas, as BHTTs também podem causar sensibilização à PPD. Embora não seja possível prever quem pode se tornar sensível, aqueles que se tornam podem desenvolver grave dermatite de contato se forem expostos à PPD no futuro.

Mão e criança e mulher adulta com desenho de henna (banco de imagens)

Qual é a ligação com tinturas de cabelo?

Visto que a PPD é usada em muitas tinturas de cabelo, há um risco de que as pessoas que se tornaram sensíveis à PPD por causa de uma BHTT podem reagir severamente a uma tintura de cabelo sem saber que elas podem ter o problema.

Além disso, como alergias podem se desenvolver ao longo do tempo, exposição repetida à PPD mesmo em tinturas de cabelo, podem, em algumas pessoas, levá-las a ficarem sensíveis. Por isso as fabricantes de tintura aconselham que um teste de alerta de alergia seja sempre feito 48 horas antes do cabelo ser tingido para identificar pessoas que podem ser sensíveis à PPD antes de arriscar uma má reação a uma tintura.

Se a PPD é identificada como a causa, é importante evitar todo o contato futuro com ela. A European Cosmetic Products Regulation exige que em todos os cosméticos todos os ingredientes venham declarados no rótulo para que as pessoas possam identificar quais tinturas elas devem evitar.

Fonte: News Medical Life Sciences

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Iluminação no Parque das Frutas em Hamamatsu

Publicado em 15 de setembro de 2019, em Turismo em Shizuoka

O Hamamatsu Fruit Park também realiza seu evento de iluminação. Veja informações.

O lindo túnel iluminado (Alexandre Shimoishi)

O Hamamatsu Fruits Park Toki no Sumika é um parque temático agrícola onde osvisitantes pode colher mais de 15 tipos de frutas ao longo do ano, aproveitando a natureza rica e clima ameno da cidade de Hamamatsu, na província de Shizuoka.

Publicidade

O amplo local é cerca de nove vezes o tamanho do Tokyo Dome. Sua área oeste tem uma praça de alimentação e uma instalação de atividades, enquanto a área leste tem um grande espaço onde as frutas são cultivadas.

Tanto adultos como crianças podem se divertir com várias atividades além de colher frutas, como vinícola e uma praça de dinossauros.

Uma das muitas áreas que os visitantes podem apreciar (Alexandre Shimoishi )

Além disso, o parque das frutas de Hamamatsu também realiza um evento de iluminação que tem início em novembro e segue até janeiro.

Uma das principais atrações é a Fonte Iluminada, que tem 6 apresentações por dia que são realizadas entre as 17h30 e 21h (toque aqui para ver os horários).

O show da fonte iluminada é uma das atrações principais da iluminação de inverno. Imagem: Fruit Park

O show da fonte é uma das atrações principais da iluminação de inverno (Fruit Park)

Fruit Illuminations 2019- 2020 (フルーツイルミネーション 2019-2020)

  • Local: Parque das Frutas de Hamamatsu Toki no Sumika
  • Data: 9 de novembro de 2019 a 16 de fevereiro de 2020
  • O parque funciona das 9h às 21h
  • Valor da entrada: 1.200 ienes (adultos) e 600 ienes (crianças)
  • Site para informações: tokinosumika
  • Toque aqui para ver a localização
Imagens: Alexandre Shimoishi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!